Portugal já iniciou a sua reabertura do comércio
Temos muito que aprender com Portugal
Em mais um movimento que demonstra ao mundo um modelo possível de governança baseado no diálogo e exemplo Portugal inicia a retomada das atividades após o surto causado pelo Coronavírus.
No dia 30 de abril de 2020 o governo português, através do seu primeiro-ministro António Costa, anunciou o programa de desconfinamento iniciando no dia 04 de Maio.
Neste mesmo pronunciamento António anunciou que o estado de emergência, adotado em Portugal desde 18 de março, não será renovado explanando o plano de reabertura gradual adotado pelo país luso.
A situação em Portugal ‘desce um degrau’ e o estado de emergência passa a estado de calamidade, confirmou o primeiro-ministro que fez, no entanto, questão de sublinhar a importância de manter o distanciamento social.Antes mesmo de ter um número relevante de casos em seu país, Portugal adotou o lockdown como medida na contenção da pandemia. Com um alinhamento estrutura tendo origem na presidência de Marcelo Rebelo e nos demais agentes políticos com derivações em associações, empresas, igrejas, movimentos sociais e sociedade civil, Portugal deu exemplo de civilidade e organização.
Os números surpreenderam o mundo. Baixa contaminação, número reduzido de mortos e grande adesão às medidas de contenção. O resultado é que Portugal já inicia a retomada da economia.
Conheça o plano na íntegra
Retorno ao trabalho em Lisboa
Nosso fundador e CEO, Eduardo Migliorelli, retornou aos trabalhos em nosso escritório em Lisboa e nos mostra nesse vídeo como Portugal está preparado economicamente para a retomada dos negócios pós-coronavírus, mesmo com todas as restrições.
Cronologia do Plano de Desconfinamento
Confira abaixo a cronologia divulgado pelo Governo Português (datas estão “a partir de”):
REGRAS GERAIS
– 04/05/2020: Confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa; Dever cívico de recolhimento domiciliário; Proibição de eventos ou ajuntamentos com mais de 10 pessoas; lotação máxima de 5 pessoas/100m2 em espaços fechados; Funerais: com a presença de familiares
– 30 e 31/05/2020: Cerimónias religiosas: celebrações comunitárias de acordo com regras a definir entre DGS e confissões religiosas
TRANSPORTES PÚBLICOS
– 04/05/2020: Lotação de 2/3 (condições: uso obrigatório de máscara / higienização)
TRABALHO
– 04/05/2020: Exercício profissional contínua em regime de teletrabalho, sempre que as funções o permitam
– 01/06/2020: Teletrabalho parcial, com horários desfasados ou equipas em espelho
SERVIÇOS PÚBLICOS
– 04/05/2020: Balcões desconcentrados de atendimento ao público (repartições de finanças, conservatórias, etc.) [condições: uso obrigatório de máscara / atendimento por marcação prévia]
– 01/06/2020: Lojas de cidadão [condições: uso obrigatório de máscara / atendimento por marcação prévia]
COMÉRCIO E RESTAURAÇÃO
– 04/05/2020: Comércio local – lojas com porta aberta para a rua até 200m2; cabeleireiros, manicures e similares; livrarias e comércio automóvel, independentemente da área
– 18/05/2020: Lojas com porta aberta para a rua até 400m2 ou partes de lojas até 400 m2 (ou maiores por decisão da autarquia); restaurantes, cafés e pastelarias / esplanadas
– 01/06/2020: Lojas com área superior a 400m2 ou inseridas em centros comerciais
Condições: Lojas: Uso obrigatório de máscara / funcionamento a partir das 10h para as lojas que reabrem. Cabeleireiros e similares: Por marcação prévia e condições específicas. Restaurantes: Lotação a 50%, funcionamento até às 23h e condições específicas
ESCOLAS E EQUIPAMENTOS SOCIAIS
– 18/05/2020: 11º e 12º anos ou 2º e 3º anos de outras ofertas formativas (10h-17h); equipamentos sociais na área da deficiência; creches (com opção de apoio à família)
– 01/06/2020: Creches / Pré-escolar / ATLs
Condições Escolas: Uso obrigatório de máscaras (exceto crianças em creches e jardins de infância)
CULTURA
– 04/05/2020: Bibliotecas e arquivos
– 18/05/2020: Museus, monumentos e palácios, galerias de arte e similares
– 01/06/2020: Cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos (condições: com lugares marcados, lotação reduzida e distanciamento físico)
DESPORTO
– 04/05/2020: Prática de desportos individuais ao ar livre (condições: sem utilização de balneários nem piscinas)
– 30 e 31/05/2020: Futebol – competições oficiais da 1.ª Liga de Futebol e Taça de Portugal
CONDIÇÕES GERAIS
Disponibilidade no mercado de máscaras e gel desinfetante / Higienização regular dos espaços / Lotação máxima reduzida / Higiene das mãos e etiqueta respiratória / Distanciamento físico (2m)
Decisões re-avaliadas a cada 15 dias (Fonte: https://www.portugal.gov.pt/)
Cenários pós-covid
Especialistas indicam quatro cenários possíveis para o período Pós-Covid, a nível global. Apesar de serem apenas cenários e não previsões, estes cenários podem ajudar-nos a preparar as nossas equipas e a atuar no presente para que, no futuro, seja possível estarmos mais e melhor preparados. Estes cenários correspondem ao que os especialistas creem que irá suceder no início de 2021.
Acesse o artigo sobre Cenários pós COVID-19, e como preparar sua empresa;
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Termômetro de maturidade para internacionalização, o que é isso?
Tempo de leitura: 5 minutos Quando uma empresa define que...
Ler mais arrow_right_altExplorando o potencial do mercado de produtos orgânicos em Portugal
Tempo de leitura: 4 minutos O mercado de produtos orgânicos...
Ler mais arrow_right_alt