Como garantir a conformidade legal ao expandir os negócios para o exterior
Para expandir seu negócio para o exterior, você precisa começar pelo planejamento e preparo para essa mudança. Quanto mais informações você tiver sobre a conformidade legal do novo país onde você vai, menos surpresas desagradáveis você terá.
Cenário – Conformidade legal ao expandir os negócios para o exterior
Uma pesquisa feita pelo Sebrae aponta que, em 2021, cerca de 11 mil pequenos negócios exportaram seus produtos ou serviços, dentro do universo de 30 mil empresas brasileiras. Os dados são do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), reunidos no Comex Stat com cruzamento de informações da Receita Federal. Apesar da representatividade – em torno de 40% – as micro e pequenas empresas ainda enfrentam desafios para se tornarem competitivas no mercado internacional.
E como expandir os negócios para o Exterior?
Expandir seu negócio é fundamental para quem busca mais lucro e fazer com que sua marca seja reconhecida em todo o mundo.
E para expandir sua empresa, você precisa se organizar para que esse sonho se realize. Segundo a Exame, tem alguns passos que você tem que seguir:
1. Avalie a capacidade de exportar seu negócio
É preciso avaliar se é possível conduzir um pedaço da produção, seja de bens ou serviços, para o mercado internacional.
2. Escolha o produto que mais se adapta nesse novo mercado
Antes de expandir os negócios para fora do país, identifique quais são os produtos ou serviços que realmente têm condições de enfrentar o mercado internacional.
3. Estude sobre o país que você vai entrar
A escolha do país de destino também deve ser levado em consideração na hora de expandir seu negócio, e por que não Portugal? A Atlantic Hub cuida exclusivamente das empresas que buscam expandir para terras europeias, começando por Portugal.
4. Fique atento aos tributos
É importante sua empresa se atentar às leis sobre impostos do país que você vai entrar. No caso de Portugal, segundo o site Nacionalidade Portuguesa, os valores dos principais impostos a pagar por uma empresa em Portugal são:
- IRC (Imposto sobre Rendimento de Pessoas Coletivas) de 21%.
- Derrama (Imposto municipal), no limite máximo de 1,5%.
- IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) que pode variar entre 23%, 13% ou 6% de acordo com o produto ou serviço prestado. Bens essenciais normalmente têm o IVA de 6% (exemplo: leite, pão, queijo, carne), já na prestação de serviços como mecânico, restaurantes, salão de cabeleireiros, agências de comunicação têm o IVA de 23%.
5. Prepare sua equipe
É importante você ter uma equipe qualificada para melhor atender a demanda do país onde sua empresa irá expandir. Um treinamento ou recrutar pessoas do próprio país são as opções mais adequadas.
Por que Portugal?
Portugal, um país rico em cultura, história e belezas naturais, vai além dos impostos e do dinheiro. Além disso, possui um sistema de saúde exemplar, o renomado Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Além das oportunidades econômicas, Portugal atrai visitantes e moradores com sua riqueza cultural e histórica. Com uma história que remonta a séculos e uma herança influenciada por diversas civilizações, o país oferece uma experiência única. Desde os antigos castelos e monumentos até as encantadoras aldeias de pescadores e as belas paisagens naturais, há algo para todos os gostos.
Segundo o site Eportugal.org, Portugal tem uma localização privilegiada para aceder a mercados relevantes, além de ter uma força de trabalho disponível, flexível, dedicada e produtiva, com um alto nível de educação em áreas orientadas para os negócios, e ser uma porta aberta para um mercado de 500 milhões de pessoas na Europa e mais de 250 milhões de consumidores de língua portuguesa.
As vantagens só aumentam em relação ao cenário português, conquistando vários marcos e objetivos que você pode conferir com mais detalhes no próprio site do Eportugal.
Atlantic Hub
A Atlantic Hub criou processos e jornadas que podem contribuir para ajudá-lo a criar o seu mercado em Portugal. Eu convido você a conhecer melhor como podemos ajudá-lo.
O primeiro passo é estudar seu produto ou serviço em Portugal. Para isso, você precisa conhecer o nosso estudo de mercado MarketFit. É importante compreender que tendo o MarketFit um cenário favorável quanto a oportunidade de negócio em Portugal, você deveria seguir para nosso próximo passo.
O segundo passo é conhecer com mais detalhes nosso programa de acesso ao mercado. No artigo “Programa de Acesso ao Mercado” , aprofundo esta jornada e crio os pilares para você iniciar sua internacionalização para a Europa. Conexões com leads reais, desenho da proposta comercial e acompanhamento de campo. Comece hoje mesmo estudando seu mercado conosco para começarmos corretamente esta nova fase da sua empresa e da sua vida.
O passo seguinte é marcar um momento conosco e conversarmos sobre as melhores estratégias para você, sua empresa e sua família.
Tenha certeza de que você está com quem conhece a Europa e construiu bases sólidas em Portugal. Nosso time terá o maior prazer em ajudá-lo neste processo.
Forte abraço e deixe seu comentário para nós.
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Termômetro de maturidade para internacionalização, o que é isso?
Tempo de leitura: 5 minutos Quando uma empresa define que...
Ler mais arrow_right_altExplorando o potencial do mercado de produtos orgânicos em Portugal
Tempo de leitura: 4 minutos O mercado de produtos orgânicos...
Ler mais arrow_right_alt