Tudo sobre Cross Border
Nós, da Atlantic Hub criamos esse artigo para que você saiba tudo sobre a chamada Cross border, operação para transportar produtos entre países
A comercialização e transporte de produtos entre países sempre foi uma pauta importante para os principais líderes mundiais. É muito importante saber sobre as leis de importação e taxas se você quiser trazer ou levar um produto de sua preferência.
Fazer um plano adequado de ação para esse tipo de transporte pode trazer vários benefícios, como a abertura em um novo mercado e atrair novos clientes. Siga a leitura e tenha insights valiosos.
Mercado em Portugal
Antes de falar de Cross border, precisamos analisar o mercado onde vamos transportar nosso produto, nesse caso, em Portugal.
Segundo o site Logocomex, Portugal e Brasil têm um ótimo acordo comercial, além de dar porta para outros países vizinhos, como França, Itália e Reino Unido. Juntos, compram do Brasil cerca de R$7 bilhões anualmente e só Portugal manda R$1 bilhão para o Brasil.
Os principais portos de embarque e desembarque de produtos dentro do Brasil são o Porto de Itaguaí (representando 49%), Campos dos Goytacazes (12%) e o Porto de Santos (8%).
Parece um mercado bem promissor, você não acha?
Mas, afinal, o que é Cross Border?
O Cross Border é uma modalidade de comércio entre países que vai além de fronteiras. A compra e venda de produtos de um país para outro dá várias vantagens para grandes empresas, principalmente na era digital em que vivemos hoje. O e-commerce ganha forças no mercado de importação pela sua praticidade em adquirir algum produto que o país do comprador não tenha.
Em relação a logística do transporte de produtos Brasil-Portugal, temos ainda mais vantagens, já que a compra é mais facilitada devido a sua língua em comum.
E como funciona?
Sua funcionalidade se dá devido às leis básicas monetárias de importação e exportação, além de facilitar a empresa estrangeira a fazer pagamentos rápidos e seguros mesmo em outro país. A Cross Border também facilita a logística do estoque dos produtos que você quer comprar ou vender.
A segurança de um processo de Cross Border é alta, já que o sistema de processamento de pagamento robusto é necessário para o comércio entre países. A pesquisa é fundamental para isso, já que cada país tem uma forma de pagamento, mas no caso de Portugal e Brasil é mais prático.
Segundo o Logocomex, entre os produtos que mais exportamos para Portugal são:
– Óleos brutos de petróleo;
– Soja, exceto para semeadura;
– Milho, exceto para semeadura;
– Querosene de avião.
E quais são as vantagens?
Além das vantagens que já falamos anteriormente, há várias outras vantagens que podemos citar para você e sua empresa crescerem e colocar seus produtos em outro país com sucesso e eficiência, como, segundo o site Nuvem Shop:
Expertise logística: Por causa da complexidade do processo de logística do Cross Border, a empresa adquire experiência para melhorar a empresa como um todo.
Expansão do seu negócio: O Cross Border fornece a possibilidade de a empresa expandir seu comércio em vários países, aumentando seu faturamento.
Internacionalização da marca: Com a expansão da empresa devido ao Cross Border, ela ainda vai ser vista por outros países a qual está comercializando seus produtos.
E tem alguma desvantagem?
O Cross Border tem algumas desvantagens que se você não estiver preparado para tal processo, talvez eles se agravem ao longo do tempo.
Essas desvantagens são:
Investimento em marketing internacional: estudar sobre seu plano de ação para um lugar que você não está acostumado a investir é fundamental. Levante informações fundamentais sobre tendências, horários, marcas populares para parceria e tudo que gira no universo do marketing internacional.
Análise de mercado e sua concorrência: isso tem muito a ver com o que foi mostrado anteriormente, porém saber informações da sua concorrência, ou seja, aquela marca que já está em terras estrangeiras há muito tempo fazendo sucesso que vai bater de frente com seu produto quando você entrar no mercado.
Conhecimento das leis dentro do mercado em que sua empresa vai entrar: uma boa base das leis do país estrangeiro vai te prevenir de cair em uma enrascada com futuros clientes ou futuros parceiros quando você estabelecer a seu produto em outro país. Por isso, uma equipe jurídica te monitorando é a melhor solução.
Mas não se preocupe, nós da Atlantic Hub te damos todo o suporte para você começar a comercializar seu produto em Portugal e futuramente na Europa inteira.
Nosso objetivo é oferecer vários serviços de forma a ajudar os seus clientes a alcançar ao máximo o seu ROI, caminho claro para a rentabilidade em vários mercados na Europa.
Atlantic Hub
Lembrando que nós, da Atlantic Hub, somos uma empresa portuguesa que apoia empresários brasileiros que buscam levar seu negócio para o território europeu, partindo de Portugal. Nosso serviço se divide em 4 setores, sempre com um atendimento de qualidade e precisão.
Nossos 4 setores de trabalho são:
– Eventos e Missões empresariais;
– Diagnóstico de Mercado;
– Internacionalização;
– Captação de Investimento.
Esses 4 módulos são os que vão fazer com que sua empresa saia do papel e entre definitivamente no continente europeu.
Oferecemos vários serviços para ajudar vocês a alcançarem o máximo o seu ROI, caminho claro para a rentabilidade em vários mercados da Europa. Nossa equipe coloca-se sempre na pele dos nossos clientes em busca de novos resultados, sejam eles pequenos ou grandes empresários.
Temos cases de sucesso de marcas famosas como Biosolvit; Gooders e NoNatural, além de parceiros em toda Portugal. Transformando assim o sonho da empresa dentro da Europa em realidade.
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Termômetro de maturidade para internacionalização, o que é isso?
Tempo de leitura: 5 minutos Quando uma empresa define que...
Ler mais arrow_right_altExplorando o potencial do mercado de produtos orgânicos em Portugal
Tempo de leitura: 4 minutos O mercado de produtos orgânicos...
Ler mais arrow_right_alt