O futuro é agora! Um olhar para 2023
Insisto em muitos artigos que escrevo que jamais devemos ficar olhando o futuro em detrimento do presente. Se o passado deve ser entendido como aprendizado, o futuro é um dado de fé se assim podemos defini-lo.
De forma aprofundada nesta linha, o que realmente importa é o presente. Mas, como você deve já ter percebido, escrevo este artigo sobre as portas de 2023. Este novo ano, portanto, já não é mais futuro, e sim realidade.
2022 foi sem dúvida um ano de retomadas. Sejam pelas vacinas que consolidaram uma nova fase da humanidade e que marcaram nossa virada do jogo contra o covid, seja pela esperança que voltou aos nossos dias uma vez que começamos a reviver sonhos e oportunidades.
Mas logo no começo do ano fomos surpreendidos por algo que não era nunca imaginado. Uma guerra da Rússia contra a Ucrânia que vitimiza inocentes, militares, gera miséria e sofrimento.
Um dos pontos mais complexos da guerra tem sido a precarização da estabilidade alimentar do mundo uma vez que a Ucrânia era o maior produtor de grãos da Europa.
Por outro lado, a guerra também colocou a logística do mundo em apuros. Se a pandemia quebrou a lógica de produzir tudo na China, com a guerra, presenciamos a quebra dos sistemas logísticos encarecendo quase tudo no mundo.
Esse é um ponto de alerta. Existe nas nações ao redor do planeta uma pressão inflacionária apenas visto pós segunda guerra mundial. A elevação do custo da energia está inflacionando os preços de quase tudo.
A escassez de mão de obra em muitos setores tais como tecnologia, aviação e construção civil colocam em risco a retomada, uma vez que os altos custos ou pressionam as margens ou inviabilizam os negócios.
2022 acendeu os faróis em muitas economias para os pesadelos que a alta inflação, escassez de alimentos e aquecimento global podem fazer estragos no mundo.
Mas, não se deixe iludir. Tudo isso representa sim, enormes desafios, mas acima de tudo, muitas oportunidades.
Sobre elas, 2023, tem muito para nos apresentar.
2023, UM ANO PARA ESCALAR
Para quem entendeu que 2022 foi o ano de retomar com força, ajustar as contas e fazer planejamentos sérios, 2023 será sem dúvida o ano de escalar.
Minha visão sobre este ponto parte do dia a dia de trabalho que tenho com empresários no Brasil e em Portugal.
Muitos dos que converso em minha atividade dentro da Atlantic Hub, elaboraram planejamentos ou estudaram outros mercados. Outros ainda, aprofundaram suas operações para tanto enxugar custos como serem mais eficientes e estão caminhando para ampliar seus mercados.
Se em 2018, 2019 eu encontrava empresários que buscavam compreender o universo da internacionalização, hoje encontro muitos que já querem internacionalizar.
Essa é uma boa notícia. Tenho certeza que somos parte deste movimento, falamos sobre internacionalização há muito tempo e começamos a perceber os resultados na mente dos empresários.
Ainda é possível começar um processo de internacionalização para 2023. O primeiro passo é estudar o mercado que pretende expandir.
Chamamos nosso estudo de mercado de Market Fit. Alguns momentos do seu dia para compreender este estudo podem reduzir enormemente as chances de falhas.
Escalar pode não apenas estar ligado a conquistar clientes. No bom mundo das empresas ágeis, o conceito de escala está intimamente ligado à tecnologia.
Continue comigo pois acredito que este artigo irá ajudar muito você a aprofundar estes pontos.
POR QUE PORTUGAL DEVE ESTAR NO SEU RADAR?
Se a sua empresa é brasileira, Portugal deve estar no seu radar para internacionalizar. A resposta à pergunta do por que de Portugal não é trivial, mas vale sua consideração.
– Porta de entrada para a Europa, sendo este continente casa de cerca de 500 milhões de consumidores, além de ser um país com o menor atrito para uma empresa brasileira internacionalizar.
– Comunidade de brasileiros que já representa 5% da população. Somos quase 400 mil morando em Portugal.
– Programas de incentivos, boa qualidade de vida e segurança incrível. Portugal deve ser considerado por você.
– Ecossistema de negócios dinâmico para empresas de tecnologia, turismo, construção civil e alimentação.
Grupos econômicos do mundo todo escolhem Portugal como sua casa, você também pode ter este país como sua porta de acesso ao mundo.
Em 2023, planeje sua expansão e, se sua decisão for por Portugal, saiba que você pode contar conosco.
2023, UM OLHAR EM RELAÇÃO A TECNOLOGIA
A tecnologia não pode ser ignorada por nenhuma empresa ou segmento de mercado. Seja nas operações, nos processos ou mesmo como o core business da sua empresa.
No palco do Web Summit 2023, na fala inaugural a primeira dama da Ucrania, Olena Zelenska, em sua frase descreve como a onipresença da tecnologia deve ser percebida como um caminho para salvar a própria humanidade e não o contrário disso.
Disse ela: “Acredito que a tecnologia deve ser usada para criar, salvar e ajudar as pessoas, não para destruir. Acredito que essa tecnologia é o futuro. Se não for, simplesmente não haverá um futuro para ansiosos”.
Softwares, soluções em nuvem, drones, inteligência artificial, aprendizado de máquinas, criptomoedas. As possibilidades no universo da tecnologia são inúmeras e você não pode ficar distante delas.
Este é um cenário que não pode estar no campo das possibilidades para sua empresa. Ele deve estar no centro.
Quando olhamos os movimentos dos novos negócios, percebemos o crescimento exponencial do uso de tecnologia.
Com as adversidades pelas quais a humanidade está passando e que apenas tendem a aumentar, ter sistemas com modelos tecnológicos que permitam análises rápidas, mudanças e ajustes quase que em tempo real possibilitam o dinamismo que o mundo precisa.
DESAFIOS, MAS MUITAS OPORTUNIDADES
Os desafios são imensos. Não resta dúvida que são. Quando analiso os investimentos nas diversas áreas ligadas a energia na Europa, fico impressionado.
Tanto a busca por energias renováveis quanto a independência da Rússia em relação ao gás, demonstram que existem sim desafios mas as oportunidades são muito maiores.
Empresas brasileiras com produto ou serviço para o mundo podem exercer papel importante na transformação da economia da Europa.
Uma vez validada a oportunidade de mercado, internacionalizar é uma das melhores opções para reduzir vulnerabilidades e crescer em novos mercados.
2023 oferecerá novos e grandes desafios, mas você e sua empresa podem ser protagonistas neste cenário.
Se por um lado a aplicação de tecnologia é uma variável que torna-se essencial para qualquer negócio, o fator humano é um desafio que ano a ano tem ganhado destaque.
Manter pessoas dentro do time passa por bem mais além do que salários. Empresa que não retém talentos, sofre dores do parto para crescer.
2023 pode representar para sua empresa o início da quebra das fronteiras quando o assunto é internacionalização.
Venha conosco levar a marca Brasil para o mundo.
NÃO SERÁ MAIS POSSÍVEL IGNORARMOS OS SINAIS
Alguns sinais não mais podem ser ignorados. A julgar pelas mudanças políticas em muitos países do mundo, bem como os movimentos contra as mudanças climáticas, você precisa entender que estar apenas fincado em um único país é estar muito vulnerável.
Na 27ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 27, mais comumente referida como Conferência das Partes da UNFCCC, ou COP 27 foi realizada como a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, e ocorreu de 6 de novembro a 18 de novembro de 2022, em Sharm El Sheikh, Egito, onde foram discutidos os possíveis ressarcimentos por danos aos países em relação ao aquecimento global.
Termos a partir desta conferência uma mudança no tom dos desdobramentos do clima. Acredite em mim, tecnologia, energias limpas, empresas sustentáveis e agronegócio ganharam mais impulso para as empresas que fizerem sua lição de casa quanto aos seus impactos na natureza.
A Europa é o continente deste modelo de desenvolvimento econômico. Estar na Europa será perceber como o velho mundo conduzirá as ações que ajudaram na transição do nosso modelo de desenvolvimento.
No Web Summit 2022, vimos o dinamismo da força global das empresas inovadoras em ação. O que acontece em Portugal e na Europa é um modelo possível que começa a ganhar força.
Você precisa colocar a internacionalização de empresas em seu radar.
INTERNACIONALIZAR COMEÇA AGORA
O mais incrível do processo de internacionalização que construímos é que você poderá, como líder, também se desenvolver.
Em nossa jornada, que chamamos de Scale Out, você irá, inclusive, perceber como melhorar como líder, o que impactará diretamente em você e também na trilhagem da sua empresa.
Quando começar a internacionalizar? Agora! Será um prazer estar com você nessa jornada. Para iniciar, recomendamos um estudo de mercado que chamamos de Market Fit.
Comece hoje mesmo estudando seu mercado conosco e começamos corretamente esta nova fase da sua empresa e da sua vida.
Dúvidas sempre existem. Marque um momento comigo e vamos juntos conversar para alinhar os próximos passos.
Sobre o autor,
Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, e Filosofia pela universidade Dom Bosco, Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Black Beans, e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal, atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”, em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Explorando o potencial do mercado de produtos orgânicos em Portugal
Tempo de leitura: 4 minutos O mercado de produtos orgânicos...
Ler mais arrow_right_altVerdades sobre Portugal – erros e acertos das empresas
Tempo de leitura: 6 minutos A internacionalização para Portugal tem...
Ler mais arrow_right_alt