Diferencial das empresas brasileiras em Portugal
Apenas analisando as empresas brasileiras que já internacionalizamos, seria fácil comentar sobre dezenas de empresas que levamos para o mundo através de Portugal.
De segmentos mais conhecidos, como os de tecnologia a segmentos menos conhecidos, como biofertilizantes, são duas centenas de empresas brasileiras que levamos para Portugal.
Chama a nossa atenção, como nossos empresários, quando determinados a levar suas marcas para fora do Brasil, o fazem com muita competência. Melhor ainda, quando tomam o devido cuidado sobre a aderência dos seus produtos ou serviços ao mercado internacional, internacionalizando o que faz mesmo sentido, criamos muitas oportunidades e riqueza.
Muitos produtos brasileiros têm diferenciais claros quando comparados a outros produtos similares no mercado. Porém fica sempre a dúvida, por que o número de empresários brasileiros internacionalizando ainda é pequeno?
A primeira resposta é a mais fácil. O Brasil é enorme e, por isso, muitos nem pensam nisso. Mas saiba que estamos mais que conectados. Ter um posicionamento internacional reduz fragilidades e aumenta a inovação da sua empresa. Esses são apenas dois pontos sobre o tema.
Mas, melhor do que ficar aqui dando argumentos para você sobre o porquê internacionalizar, quero trazer dois exemplos para inspirar suas ações e colocar a internacionalização em seu planejamento.
HYPESOFT, TECNOLOGIA DO BRASIL A SERVIÇO DO MUNDO
A empresa de São Paulo Hypesoft é um excelente exemplo de empresa brasileira que acredita que pode oferecer diferenciais ao mercado e começa de forma consistente um processo de internacionalização.
Com portfólio de serviços em tecnologia, que passam da contratação de mão de obra ao desenvolvimento de sistemas, esta empresa com sede em Portugal, mais precisamente em Coimbra, conta com a Atlantic Hub em seu processo de internacionalização.
Desenvolvemos uma estratégia de internacionalização, focada nos pontos mais essenciais e nas demandas do mercado local.
Com planejamento e acesso ao mercado, conseguimos iniciar a área de vendas e seu posicionamento internacional.
Mesmo sendo um mercado bastante concorrido, as empresas brasileiras deste segmento trazem em seu DNA grande experiência e resiliência da experiência do Brasil.
Claro que conseguir os primeiros clientes não é simples, mas tendo um produto que faça sentido, este caminho é construído. Importante destacar que um dos diferenciais da Hypesoft é sua maleabilidade para atender as demandas dos clientes.
Diferentes de muitos dos seus concorrentes, que trabalham com portfólio fechado, eles entendem que precisam ser mais flexíveis assim, ganham destaque no mercado estando juntamente onde o cliente precisa.
Outro diferencial da operação de Portugal da Hypesoft foi desde o início ter uma base física com um especialista técnico que atua em vendas. Compreender as demandas dos clientes é essencial para ganhar credibilidade.
PRODUTOS TAMBÉM TÊM SEU LUGAR EM PORTUGAL: ALUAREZ, SUA PRÓXIMA CACHAÇA
Não são apenas as empresas de serviços ou as que são do segmento de tecnologia que podem ter sucesso em Portugal.
O fato é que muitos produtos brasileiros já são possíveis de serem encontrados em Portugal, mas muitos deles sofreram dores do parto para poderem ter seu lugar ao sol ou muitos antes investiram dinheiro para que alguém conseguisse levar com sucesso o produto para o mercado.
O caso do pão de queijo é emblemático. Muitos perderam dinheiro para hoje o produto ser consumido com certa frequência.
O caso da cachaça Aluarez é muito interessante. Produto genuinamente brasileiro que já está presente em Portugal há três décadas, mas que apenas recentemente começou a ter realmente volume de consumo.
Atuamos criando valor ao produto no mercado e desenvolvendo uma extensa estrutura de portfólio, preço e acesso ao mercado em conjunto com os fundadores da Aluarez.
O resultado foi que ao final de dois anos de projeto, já é possível comprar a nossa cachaça envelhecida em diversos locais e vê-la em muitos eventos e degustações.
Como um produto premium que é, seu valor de mercado não é baixo melhorando as margens e gerando maior percepção de valor por parte dos clientes.
Ver um produto brasileiro abrindo mercado e tornando-se referência é muito gratificante. Produtos brasileiros têm, sim, capacidade de tornarem-se um diferencial, mas isso depende da existência de consumidores que percebem o valor destes produtos.
Acredito nos empresários brasileiros e nas empresas brasileiras quando o assunto é potencial para internacionalizar.
Não vejo que tudo faz sentido, mas também posso afirmar que, em muitos casos, basta que exista energia, planejamento e investimento. Tendo estes componentes e o sinal verde de uma análise de mercado, faz todo o sentido começar uma internacionalização.
CONHEÇA NOSSO PROGRAMA DE ACESSO AO MERCADO
Convido você a conhecer melhor como podemos ajudá-lo. O primeiro passo é estudar seu produto ou serviço em Portugal. Para isso, você precisa conhecer o nosso estudo de mercado Market Fit.
O segundo passo é marcar um momento conosco e conversarmos sobre as melhores estratégias para você acessar o mercado.
Comece hoje mesmo estudando seu mercado conosco e começamos corretamente esta nova fase da sua empresa e da sua vida.
Tenha certeza de que você está com quem conhece a Europa e construiu bases sólidas em Portugal. Nosso time terá o maior prazer em ajudá-lo neste processo.
Forte abraço e deixe seu comentário para nós.
Sobre o autor,
Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, e Filosofia pela universidade Dom Bosco, Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Black Beans, e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal, atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”, em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Termômetro de maturidade para internacionalização, o que é isso?
Tempo de leitura: 5 minutos Quando uma empresa define que...
Ler mais arrow_right_altExplorando o potencial do mercado de produtos orgânicos em Portugal
Tempo de leitura: 4 minutos O mercado de produtos orgânicos...
Ler mais arrow_right_alt