Viajar é estratégico para líderes inovadores
A maioria das pessoas pensa em viajar para descanso ou lazer. Para as lideranças, no entanto, viver experiências em destinos distantes é nutrir a intuição e acelerar o desenvolvimento das habilidades mais estratégicas.
SAPIENS: NÔMADE POR NATUREZA
Há muitas teorias sobre o porquê de nossa espécie ter prosperado a ponto de dominar o planeta, enquanto tantos outros hominídeos desapareceram. Os estudiosos entendem que não existe uma única resposta. Há muitas razões pelas quais os Sapiens tiveram êxito.
Aprendemos a usar o fogo como um ‘estômago’ externo. Cozinhar a caça aumentou imensamente nossa capacidade de ingestão de nutrientes e sustentou o desenvolvimento de cérebros extraordinários. Saber trabalhar juntos, em larga escala, por objetivos coletivos também está entre as razões para o sucesso, segundo Yuval Noah Harari, um dos principais intelectuais do nosso tempo.
DESBRAVADORES: OS MOTORES DA HUMANIDADE
Hoje, no entanto, meu foco está em uma qualidade em particular: a propensão à aventura! O ímpeto desbravador é a qualidade humana que mais me encanta. O Sapiens é nômade por natureza. Cada um de nós é descendente de hominídeos dispostos a viajar e buscar novos territórios, alimentos diferentes e formas alternativas de sobrevivência.
Acredito que o amor à descoberta define os Sapiens que puxam a espécie para frente desde sempre. E para sempre. Quase duas décadas de trabalho com desenvolvimento de pessoas me levam à conclusão de que o líder desbravador é o motor da espécie. As lideranças interessadas em melhorar o que já funciona, em encontrar caminhos alternativos diante dos problemas que fazem a maioria desistir são as que seguem transformando a humanidade.
Faço agora um recorte ainda mais específico. A observação de grandes empreendedores, dos mais diversos mercados, me leva à seguinte conclusão: hoje esse ímpeto desbravador, presente no DNA humano, se revela na paixão pelas viagens com um sentido para além do turismo. As lideranças mais interessantes com as quais trabalho são aquelas que entendem o viajar como elemento estratégico para os negócios. E por quê?
Porque são os inquietos, os que querem se desenvolver, os que almejam construir pontes para os demais avançarem. E não há nada mais eficaz e mais imediato para nutrir o ímpeto desbravador do que as viagens com propósito. Quem se interessa por culturas, linguagens e costumes distintos cresce. Deixar o conforto do dia a dia conhecido para expandir as fronteiras das próprias convicções e renovar o repertório de conteúdo que vai gerar soluções diferentes para problemas comuns é próprio dos grandes.
VIAGENS: PORTAIS PARA OS NEGÓCIOS
Trago um exemplo: anos atrás um empresário do sul do Brasil decidiu viajar para o leste europeu. No destino exótico, nada turístico, o objetivo era estudar filosofia. Ele não foi para uma missão de negócios, mas para crescer como pessoa. E lá no curso conheceu outro empresário do mesmo setor em que atua. Nas conversas com o colega aprendeu que na Letônia era usada uma matéria prima inusitada, completamente diferente daquelas conhecidas pelo brasileiro. Resultado: nasceu, no retorno da viagem, uma nova linha de produtos que caiu no gosto do público mais premium do nosso país.
Além das belas surpresas que sempre acontecem, compartilho aqui uma pequena lista de atributos valiosos para o dia a dia dos negócios que são alavancados por viagens.
- Adaptabilidade e flexibilidade mental: Nada mais efetivo do que resolver imprevistos longe de casa para treinar a musculatura de resolução de situações inesperadas nos negócios.
- Empatia e compaixão: conhecer as dores de outros povos reforça a clareza das imensas vantagens que temos simplesmente por sermos brasileiros e vivermos numa nação pacífica.
- Criatividade e comunicação: estar em territórios onde não se têm pleno domínio da língua ajuda a encontrar formas de transmitir mensagens de forma criativa e concisa.
- Ampliação do repertório de soluções: ambientes diferentes são fermento para novas ideias. E o repertório nutre a intuição.
- Autoconhecimento: viajar aumenta autoestima e autonomia psicológica. Aprofunda o conhecimento sobre si mesmo e aumenta a liberdade de ação.
Você consegue lembrar de outras habilidades que as inspirações de viagens desenvolvem?
Peço que as deixe registradas nos comentários.
Caso o chamado à aventura esteja rondando seus planos, como sempre fez com nossos ancestrais, tenho um convite mais que especial. Chegou a hora de redescobrir Portugal. Compreender nossas raízes portuguesas é o passaporte para o sucesso do empreendedorismo brasileiro. Independente da origem étnica da sua família, somos herdeiros de uma coragem que jamais se repetiu.
Se você quer entender a fundo a cultura, o pioneirismo, a arte e tudo o que faz parte da ancestralidade brasileira, por favor, aceite o convite para mergulhar na história com Sonata Brasil e Atlantic Hub . Clique aqui para ler o artigo sobre a missão Raízes que Atlantic Hub e Sonata Brasil realizarão em setembro.
Sobre o autor
Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, e Filosofia pela universidade Dom Bosco, Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Black Beans, e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal, atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”, em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Termômetro de maturidade para internacionalização, o que é isso?
Tempo de leitura: 5 minutos Quando uma empresa define que...
Ler mais arrow_right_altExplorando o potencial do mercado de produtos orgânicos em Portugal
Tempo de leitura: 4 minutos O mercado de produtos orgânicos...
Ler mais arrow_right_alt