O cenário do empreendedorismo feminino em Portugal
E no mês que celebramos mais um Dia Internacional da Mulher, um conteúdo voltado para elas e o cenário do empreendedorismo feminino em Portugal
Afinal, o que se espera desta data? Além das diversas mensagens de parabéns que vemos por aí todos os anos, a data também existe para refletirmos, nos questionarmos e buscarmos o nosso espaço – principalmente quando se trata do mercado de trabalho em Portugal.
As mulheres e o mercado de trabalho
Quantas empreendedoras mulheres você conhece? Quantas líderes você conhece? A resposta pode não ser a mais positiva, afinal, o cenário ainda é majoritariamente masculino. Mas posso dizer que cada vez mais estamos próximos de um ambiente equilibrado entre homens e mulheres ‘no comando’, guiando e empreendendo por aí!
Poderíamos escrever diversos conteúdos sobre o machismo e obstáculos que mulheres enfrentam diariamente no mercado de trabalho e mundo dos negócios, mas acredito que o intuito não seja esse. Existe sim, a dificuldade de ser enxergada como profissional, na rotina, em reuniões.
Uma conversa com uma mulher, e tenho certeza que dezenas de histórias – infelizmente – virão. Seja falta de credibilidade ao expor opinião ou sua expertise sobre determinado assunto, interrupções durante a fala, entre tantos outros.
Mas hoje o foco não é esse.
Queremos te apresentar o cenário atual – ainda em construção – mas que tem brilhado os olhos de muitas mulheres, dado espaço a outras e criado uma legião de mulheres parceiras, sonhadoras e empreendedoras!
O empreendedorismo feminino em Portugal
Por aqui você já está cansado (a) de ver conteúdos que exaltam Portugal. Seja pela infraestrutura, oportunidade de novos negócios, qualidade de vida, hub de inovação e tecnologia… sempre trazemos diversos benefícios que justificam o grande número de brasileiros por lá.
Mas há também uma forte conexão entre o país e os negócios liderados por mulheres especificamente, sabia? Isso porque Portugal foi eleito o 6º melhor país para mulheres empreendedoras, ficando atrás apenas de países como (na ordem): Nova Zelândia, Suécia, Canadá, Estados Unidos e Singapura. Vale dizer que o estudo analisou 57 países.
O estudo teve como base as melhores oportunidades e apoio oferecidos pelo país, além de também concluir que as mulheres empreendedoras tendem a prosperar mais economicamente em seus negócios.
Outra boa notícia é que o país lidera o ranking de países com o empreendedorismo feminnino em ascenção na região euro-mediterrânicos, com um total de 37,2%, seguido da Croácia, com um total de 31,5%.
Além disso, Portugal ganha destaque por ter mais de 30% de lugares no Parlamento ocupado por mulheres, sabia? Mais um ponto para o país!
E quando falamos no empreendedorismo feminino em Portugal, não estamos apenas falando das mulheres nativas não, viu? Dados do ACM (Alto Comissariado para as Migrações) apontam que cerca de 75% dos projetos apresentados por brasileiros com apoio da entidade eram liderados por mulheres.
Who run the world? WOMAN!
Todo esse avanço e portas abertas que vemos hoje, claro, é reflexo de um comportamento que vem mudando nos últimos anos. O mundo tem mudado cada vez mais, e com isso, temos cada vez mais exemplos de mulheres que conciliam suas vidas particulares – casamento, maternidade, família – com emprego e uma carreira brilhante.
Na política, na literatura, na economia, no esporte, na liderança e, agora também no empreendedorismo. Nós vimos que a presença feminina em Portugal é forte, e um cenário desses é responsável por incentivas e atrair cada vez mais mulheres.
É impossível não admirar uma mulher que concilia todas as suas funções, enfrentando ainda muitos obstáculos no dia a dia e no mercado de trabalho, trilhando sua própria carreira e abrindo espaço para o seu negócio, novos empregos e um novo legado.
Para inspirar!
Por aqui temos o grande exemplo de Chitra Stern, uma mulher determinada que saiu de Singapura aos 19 anos e desde então faz história pelo mundo. É sócia, com o seu marido, do Martinhal, rede de hotéis e resorts de luxo em Portugal.
Já falamos dela aqui em nosso blog – em que apresentamos o cenário “Portugal de braços abertos para todos os empreendedores do mundo”, com a história inspiradora de Chitra.
E acredite, muito do cenário, ainda em expansão, de mulheres empreendedoras, se deve a mulheres como Chitra, destemidas e inovadoras, que vão além do que a sua “geração está pré-determinada” a seguir.
Das pequenas a grandes empresárias, é sempre inspirador ver que outras mulheres também estão seguindo o caminho de realizar sonho e criar seu próprio negócio.
Talvez sua avó ou mãe não tenham tido essa oportunidade, afinal, os tempos eram outros – mas com certeza foi graças aos feitos delas, que trilharam o caminho para onde percorremos hoje.
E não há dúvida, mas quanto mais conversamos e passamos para as próximas gerações, mais conquistaremos. Seja no mercado de trabalho ou em qualquer área onde as mulheres queiram estar. Desde que seja, sobretudo, a base do respeito, da igualdade e da liberdade de trilhar o próprio caminho.
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Termômetro de maturidade para internacionalização, o que é isso?
Tempo de leitura: 5 minutos Quando uma empresa define que...
Ler mais arrow_right_altExplorando o potencial do mercado de produtos orgânicos em Portugal
Tempo de leitura: 4 minutos O mercado de produtos orgânicos...
Ler mais arrow_right_alt