Atlantic Connection – Painel 4 – O Silicon Valley da Europa
O painel Portugal: O Silicon Valley da Europa teve a participação de Antonio Loureiro, CEO da Conquest One, e de Carlos Latourrette, CEO da Latourrette Consulting, foi essencial para demonstrar como o país se tornou uma referência mundial.
Em que pese a pouca dimensão territorial em relação aos EUA, Portugal vem ganhando espaço no cenário mundial de tecnologia, sobretudo após os incentivos do governo, tornando-se o Silicon Valley da Europa e está na vanguarda em relação a muitos países.
A Conquest One é uma empresa de 24 anos que passou a atuar em Portugal com a assessoria da Atltantic Hub. Segundo Loureiro, o que mais chamou a atenção com relação ao país foi a capacidade técnica dos profissionais de tecnologia e respectivo ecossistema.
Para Loureiro, o Web Summit Lisboa é uma grande oportunidade para movimentar toda a indústria de tecnologia, assim como a troca de experiências com os profissionais da área.
Outra importante constatação de Loureiro é a de que o empresário brasileiro geralmente pensa em crescer internamente em razão da extensão territorial e acaba esquecendo de olhar para outros mercados, enquanto o empresário português pensa em crescer em escala global e se preparam para isso, eis que o território é menor.
A Latourrette é uma empresa portuguesa com presença em alguns países como o Brasil e tem como DNA a transformação digital de seus clientes.
“O incremento do país e das universidades e, consequentemente, na capacidade técnica dos profissionais colabora para que Portugal se consolide como Silicon Valley da Europa. O investimento em bens intangíveis como softwares pode fortalecer muito o posicionamento pretendido”, afirma Carlos Laurette.
Além disso, Laurette chama atenção para o fato de que Portugal está reunindo pessoas com ativos como a criatividade latina e a engenharia alemã.
Empresas que estão sempre inovando como Google, Microsoft e Facebook também marcam presença no território português.
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Termômetro de maturidade para internacionalização, o que é isso?
Tempo de leitura: 5 minutos Quando uma empresa define que...
Ler mais arrow_right_altExplorando o potencial do mercado de produtos orgânicos em Portugal
Tempo de leitura: 4 minutos O mercado de produtos orgânicos...
Ler mais arrow_right_alt