Por que as empresas de TI brasileiras estão abrindo operações em Portugal?
Pedro de Souza, 38 anos, morava em São Paulo há mais de vinte anos. Vindo do Rio de Janeiro, se formou na capital paulista em desenvolvimento de sistemas e há pouco mais de dez anos atua na área de tecnologia.
Sua rotina diária na capital enfrentava o trânsito conhecido e o stress de uma das maiores cidades do mundo. Morar em São Paulo é conviver com o belo e o rude o tempo todo. Na mesma rua de um bom restaurante você encontra um ser humano dormindo ao relento precisando de absolutamente tudo.
As mazelas e belezas são uma das características das grandes cidades do Brasil, sem exclusividade para nenhuma. Tal fato apenas demonstra a incrível diferença e desproporção na distribuição de renda do nosso país.
Em uma viagem para Portugal, Pedro descobriu que pulsava forte a demanda por profissionais do seu segmento. Começou de forma tranquila a pesquisar empresas que atuavam em Portugal e por seu linkedin, conseguiu uma entrevista.
Em pouco mais de três meses já havia sido contratado e alinhado a um projeto da família, mudaram de país e estão há dois anos morando em Lisboa, onde ele e sua esposa tiveram o primeiro filho.
Esta é uma história real. Hoje somos mais de 300 mil brasileiros que moram em Portugal. Muitos, como Pedro, foram para trabalhar no segmento de tecnologia ou empreender neste segmento. Pedro, inclusive, começou um negócio próprio nos últimos seis meses em Portugal ligado à sua área de desenvolvimento.
Apenas é possível ter um ecossistema aquecido de tecnologia quando existem profissionais que lá estão e são formados.
Tecnologia representa uma das melhores oportunidades de negócios para empresas brasileiras. Veja, não estou dizendo para irem embora do Brasil. Longe disso, acreditamos na Atlantic Hub que nossas empresas podem, sim, ampliar suas ações para o mundo através de Portugal.
Escrevi recentemente um artigo falando sobre as oportunidades no segmento de tecnologia para empresas brasileiras. Vale a pena sua leitura.
EMPRESAS DE TI ESTÃO ABRINDO OPERAÇÕES EM PORTUGAL
Presenciamos como empresa especializada em internacionalizar negócios este movimento do qual o Pedro faz parte. Nos últimos seis anos, auxiliamos dezenas de empresários de TI a abrirem novas operações tendo Portugal como porta de entrada para o mundo.
Boas condições em mão de obra, incentivos intensos do governo para empresas de tecnologia e ainda inúmeros hubs de inovação que atraem interessados em trabalhar e empreender de todo o mundo.
O mais interessante é que atendemos cada vez mais empresários de TI brasileiros que pararam de viver o sonho americano que não existe para nós, do Brasil, e passaram a planejar de forma sistemática e profissional um processo de acesso ao mundo em terras lusitanas.
Dados são dados e de todos os segmentos que analisamos, Ti é sem nenhuma sombra de dúvida o mais atraente. Outro ponto é a maturidade de nossas empresas no Brasil. Existe um contingente enorme de boas companhias, sejam elas de produtos ou mesmo prestadoras de serviços, prontas para iniciar este processo uma vez que tecnologia também é no Brasil um dos nossos diferenciais.
Estudando alguns players de soluções tecnológicas pelo mundo, o Brasil se destaca como um dos locais onde mais existem prestadores de serviços ou mesmo sede regionais destas grandes corporações de tecnologia.
Cito por exemplo uma operação que estamos levando para Portugal de uma empresa de Minas Gerais que atua implementando CRMs globais. Eles serão em Portugal o braço europeu de um dos principais jogadores mundiais.
Nosso protagonismo regional que apesar das dificuldades não pode ser menosprezado é incrível. Tal fator capacita em muitos casos a empresa a expandir suas operações para o restante do mundo por Portugal.
COMO SEGUIR O CAMINHO DE PEDRO SOUZA?
Desenvolvemos nos últimos anos nossa metodologia de internacionalização de empresas. Estamos focados em empresas e atendemos, como tenho dito, empresários de muitos segmentos consolidando assim seus sonhos de levar sua empresa mundo afora.
Confesso porém que um dos nossos últimos projetos de internacionalização é uma empresa de hunting especializada em tecnologia. Se você é como o Pedro Souza e quer começar uma nova jornada pelo mundo, bem, acredito que a Atlantic pode te ajudar nisso.
Faço também um convite para você ler outros artigos em nosso blog, navegar por nossos conteúdos digitais no youtube e conhecer como atuamos. Se você quiser empreender em Portugal e comprovar conosco porque as empresas de TI brasileiras estão abrindo operações em Portugal, acesse o link abaixo e agende um momento comigo.
Forte abraço.
Sobre o autor,
Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Termômetro de maturidade para internacionalização, o que é isso?
Tempo de leitura: 5 minutos Quando uma empresa define que...
Ler mais arrow_right_altExplorando o potencial do mercado de produtos orgânicos em Portugal
Tempo de leitura: 4 minutos O mercado de produtos orgânicos...
Ler mais arrow_right_alt