Empreender em Portugal não basta ter produto ou serviço
Pesquisando rapidamente no Google, descobrimos que a sentença ‘empreender em Portugal’ tem sido uma das mais pesquisadas pelos brasileiros nos últimos anos.
Sim, realmente existe uma boa oportunidade para nós, brasileiros, em Portugal. Neste artigo, vou compartilhar com você algumas dicas de como colocar em prática seu projeto de vida no país europeu.
Vamos juntos refletir sobre alguns pontos que vejo como muito importantes nesta jornada. São eles:
• Portugal como projeto de vida;
• Análise de mercado;
• Visto D2;
• Portugal para brasileiros.
Portugal como projeto de vida
Imagine o cenário comigo: Pedro Mendes (personagem fictício), após retornar de uma missão empresarial para Portugal, promovida pela Atlantic Hub, ele literalmente transforma sua visão sobre as possibilidades que existem em Portugal para a empresa dele.
Pedro visualiza sozinho todas as oportunidades e fica encantado com a qualidade de vida que existe em Portugal.
Para você saber mais como funciona uma missão empresarial promovida por nós, leia este artigo:
http://atlantichub.web10f112.kinghost.net/2019/12/10/sendo-transformado-em-uma-missao/
Sendo um dos países mais seguros do mundo, com grandes Universidades e com a qualidade de vida de uma nação do primeiro mundo, quem conhece Portugal realmente fica encantado.
Pedro, quase que alucinado, começa a contar tudo com sua esposa e seus dois filhos e simplesmente não entende o motivo da animação não ser a mesma. O que há de errado neste relato muito comum entre empresários, investidores ou apenas pessoas do bem que viajam a Portugal?
Mudar de país não é simples. Essa mudança exige uma complexa e radical mudança de rotina, hábitos e relacionamentos. Quando bem estruturada, pode ser uma nova e bela fase na vida.
No entanto, esse projeto quando é mal planejado, pode simplesmente acabar com relacionamentos, famílias e com a sua paz.
Para empreender em Portugal não basta ter um bom produto ou serviço, é necessário combinar isso com sua família e ter neste projeto sua nova jornada de vida.
Leve todos para conhecer Portugal e deixe eles terem as suas próprias percepções. Crie um plano estruturado e comece um planejamento que envolva todos.
Empreender em Portugal: Análise de Mercado
Vocês ficariam surpresos com a quantidade de negócios que rejeitamos por simplesmente não terem aderência ao mercado europeu. Não basta ter sucesso no Brasil. Empreender em Portugal é muito mais do que ter um bom produto ou serviço.
Quando nos debruçamos sobre a questão cultural, fica muito evidente que a grande maioria dos produtos ou serviços pretendidos em um processo de internacionalização foram construídos para o Brasil. Muitos deles, não fazem o menor sentido em Portugal.
Uma análise criteriosa da sua empresa tendo como base a proposta de valor que você pretende levar para Portugal trará os insights necessários para a melhor tomada de decisão.
Você pode aprofundar este tema sobre aderência do seu produto ou serviço para Portugal lendo o artigo abaixo:
http://atlantichub.web10f112.kinghost.net/2020/07/13/o-seu-produto-tem-fit-com-o-mercado-portugues/
Visto para empreender em Portugal
Se você é brasileiro e não possui nacionalidade portuguesa ou europeia, poderá empreender em Portugal e abrir sua empresa da mesma forma que um europeu. Não há empecilho nenhum para que um estrangeiro tenha seu próprio negócio no país.
Os trâmites para isso são simples. Você deverá apresentar seu passaporte, mas também será importante ter um NIF (Número de Identificação Fiscal), que é como o número de CPF no Brasil.
Você nem precisará estar residindo em Portugal. Mas, se o seu objetivo é morar e empreender, será importante estar atento para a tramitação do chamado Visto D2, que é o visto para quem empreende em Portugal.
A simples abertura de empresa não garante por si só o visto. Então, é preciso ter atenção aos requisitos e montar um bom Plano de Negócios que demonstre a relevância do seu empreendimento.
Este é um ponto super importante e vale a pena falar diretamente conosco para compreender como você poderá fazer seu Plano de Negócios.
E, mesmo que você ainda não tenha efetivamente aberto a empresa, você pode solicitar o visto com o seu projeto e efetivar os trâmites ao chegar em Portugal. Assim, além de saber como abrir empresa sendo brasileiro, será importante conhecer o Visto de Empreendedor e seus requisitos.
Como comentei acima, o visto de empreendedor, também conhecido como Visto D2, é para quem pretenda exercer atividade independente em Portugal. Muitas pessoas pensam que é necessário ter muitos recursos financeiros para se tornar um empresário. Mas, isso não é verdade.
Seguindo o passo a passo e com a documentação correta, você pode conseguir seu visto e ir residir no país com a sua família.
O Visto de Empreendedor também é útil para quem já possui seu próprio negócio no Brasil e gostaria de continuar trabalhando no ramo em Portugal. Aliás, essa é uma excelente oportunidade de levar seu negócio para a Europa.
Recentemente, escrevi um artigo sobre o passo a passo para empreender em Portugal. Se quiser aprofundar este conteúdo, segue aqui o link para ele:
http://atlantichub.web10f112.kinghost.net/2020/08/11/como-abrir-uma-empresa-em-portugal/
Portugal para Brasileiros
Quando iniciei este artigo, contei a história fictícia de Pedro Mendes. Mas a própria história de um do nossos sócios, Eduardo Migliorelli, já poderia ser um excelente exemplo de brasileiro que ao conhecer Portugal, transformou sua visão sobre as possibilidades existentes e literalmente mudou de vida.
Como muitos de nós, Eduardo sentiu que em Portugal poderia oferecer a sua família mais segurança e horizontes. Após estudar em detalhes Portugual, planejou com sua família e começou esta que seria sua maior mudança de vida.
Definiram onde iriam morar e, por fim, a escolha foi por Cascais. Escola das crianças definida, moradia escolhida, começamos assim a jornada da própria Atlantic Hub. Estamos nós, há cinco anos nesta incrível experiência de facilitar o ingresso de famílias brasileiras em Portugal e construindo novos negócios por lá. Ao mesmo tempo, estamos criando o que acreditamos que será o maior hub de empresas brasileiras na europa.
Portugal é realmente muito acolhedor a todos os brasileiros. Mas jamais esqueça que ter sucesso por lá depende fundamentalmente de criar em conjunto com sua família um projeto de vida com este destino.
Muito mais que um produto ou serviço
Para empreender em Portugal não basta ter produto ou serviço. Acredito que tenha ficado clara esta sentença.
No entanto, vale a pena ressaltar que muito além de um país acolhedor e com grandes oportunidades para nós, brasileiros, Portugal é a porta de entrada para um mercado com mais de 700 milhões de habitantes.
Conhecer novos países deveria ser um investimento pessoal. Digo isso pois em algumas ocasiões em que viajei, voltei completamente diferente. Pensando em novos negócios, novas oportunidades ou simplesmente me sentindo melhor.
Quando falamos em empreender, devemos sempre pensar que empreender é um ato de coragem, quase um salto de fé. Comece pelo mais simples. Viaje, conheça outras culturas. Permita-se descobrir o desconhecido.
Um mudança de vida como uma mudança de país, pressupõe uma evolução enquanto seres humanos. Grandes mudanças raramente acontecem em grandes passos. Assim, comece com pequenos passos.
Ter um bom produto ou serviço é um bom começo, mas alinhe com todos seus planos e conte conosco para esta jornada.
Sobre o autor:
Benício Filho.
Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela UNIFESP em Neurologia Oftalmológica na área de Empreendedorismo e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal). Atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 300 eventos (número atualizado em dezembro de 2019). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”.
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Termômetro de maturidade para internacionalização, o que é isso?
Tempo de leitura: 5 minutos Quando uma empresa define que...
Ler mais arrow_right_altExplorando o potencial do mercado de produtos orgânicos em Portugal
Tempo de leitura: 4 minutos O mercado de produtos orgânicos...
Ler mais arrow_right_alt