O universo das fintechs em Portugal
O número de startups cresceu significativamente no mundo, especialmente as Fintechs em Portugal.
Mas você sabe o que são e o que fazem as fintechs? Acompanhe a seguir mais detalhes sobre o tema!
O QUE É UMA FINTECH?
Na teoria, o termo Fintech é bastante simples. Ele surgiu da combinação de duas palavras em inglês: financial (financeiro) e technology (tecnologia).
Na prática, no entanto, o verdadeiro significado do que é uma fintech vai muito além de “tecnologia financeira”.
Fintechs são startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais, nas quais o uso da tecnologia é o principal diferencial em relação às empresas tradicionais do setor.
Elas podem oferecer diversos serviços, como cartão de crédito, débito, conta digital, empréstimos, seguros, entre muitos outros.
A maioria delas permite que os clientes controlem os produtos inteiramente através de smartphones, sem nunca precisar pisar em uma agência ou corretora.
CRESCIMENTO DAS FINTECHS EM PORTUGAL
Alguns exemplos de Fintechs em Portugal são as novas formas de pagamento, aconselhamento de investimento automatizado ou mesmo apps de online banking.
O próprio sistema multibanco, onde pode-se pagar uma fatura em Portugal e obter a compensação e confirmação da compra em questão de segundos, é um diferencial gigante em termos de tecnologia. Já imaginou não ter que esperar 24 horas para compensar um boleto?
As mobile wallets, ou carteiras digitais, também ganham força, o sistema contactless (onde pagamos com uma simples band – pulseira, encostando o cartão ou o próprio celular) já está mais que consolidado, o blockchain e a criptomoeda também já alcançam proporções mundiais. Mas não é preciso ir tão longe, as Fintechs em Portugal também têm mudado o dia a dia das pessoas.
De acordo com o Portugal Fintech Report 2021, o ‘top‘ 30 de startups fintech no país arrecadou mais de 437 milhões de euros em investimento, sendo “cibersegurança e tecnologia de regulamentação”, “blockchain e criptomoeda” e “seguros” os setores com maior financiamento.
O ecossistema de fintechs português tem hoje um elevado grau de maturidade, que o coloca ao nível de outros hubs mundiais.
Por um lado, o Fintech Report mostra como Portugal atrai novas startups e empreendedores em diferentes setores e, por outro, a própria maturidade das instituições mais consolidadas, mais interessadas e dispostas a trabalhar com startups fintech, mostrou como 2021 foi um ano de cooperação entre estes dois universos.
O relatório conclui que há uma maior abertura de players mais consolidados para a inovação, associando-se a fintechs de forma a acelerarem os seus processos de digitalização.
INVESTINDO EM BRASILEIROS
Algumas empresas brasileiras já consolidadas buscam expandir seus horizontes para o exterior. Para isso, muitas vezes é importante contar com o apoio de investidores que acreditam em seu potencial.
Essa é a proposta da COREangels Atlantic, um grupo profissionalizado de investidores anjo que investe em startups brasileiras que buscam a internacionalização na Europa através de Portugal.
A COREangels Atlantic tem o propósito do investidor anjo e o modelo de um fundo de venture capital.
A grande diferença entre a COREangels e um fundo VC é que os investidores anjo são sócios da empresa e desempenham um papel ativo, disponibilizando parte do próprio tempo para fomentar o crescimento das startups investidas.
Quer se tornar investidor anjo ou está procurando um investidor para os seus negócios? Entre em contato conosco acessando nosso site.
Sobre o autor,
Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Termômetro de maturidade para internacionalização, o que é isso?
Tempo de leitura: 5 minutos Quando uma empresa define que...
Ler mais arrow_right_altExplorando o potencial do mercado de produtos orgânicos em Portugal
Tempo de leitura: 4 minutos O mercado de produtos orgânicos...
Ler mais arrow_right_alt