Saúde e Telemedicina em Portugal
Pensar em qualidade de vida nos remete quase sempre a segurança, sistema de saúde com bom acesso e qualidade e, ainda, oportunidades de gerar renda.
Sobre segurança, Portugal está entre os países mais seguros do mundo. Apenas por isso já poderíamos definir como um bom lugar para morarmos. Mas podemos ir muito além. Temos como basilar em nossas ações e levar aos empresários brasileiros as oportunidades que temos de empreender no país europeu.
No segmento da saúde temos a possibilidade de empreender (e sobre isso vou falar um pouco mais a frente), bem como este é um dos pontos mais interessante para quem quer morar em Portugal. A saúde em Portugal está entre uma das melhores do mundo.
Dito isso, gostaria de percorrer com você algumas informações sobre este segmento que representará nos próximos anos uma boa fatia do crescimento de novos negócios ao redor do mundo e em Portugal.
Se você ficou interessado em como empreender em Portugal, fica aqui a dica de um artigo do nosso blog para você aprofundar o tema.
http://atlantichub.web10f112.kinghost.net/2020/08/11/como-abrir-uma-empresa-em-portugal/
DIMENSÃO DO MERCADO DE SAÚDE EM PORTUGAL
Portugal tem atualmente cerca de 11 milhões de habitantes. Com estimativa de vida de mais de 80 anos para os homens e 84 anos para as mulheres, sendo que a tendência de envelhecimento da população apenas vem aumentando, podemos já imaginar a importância do segmento de saúde na economia local.
Sempre dizemos na Atlantic Hub que Portugal é a porta de entrada para o continente europeu. Com cerca de 742 milhões de habitantes, poucas regiões do mundo apresentam tanto esta característica de envelhecimento populacional como a Europa.
Vale, então, a constatação que ao analisarmos os dados da população europeia, facilmente podemos considerar que este cenário de Portugal se replica aos demais países da Europa com pequenos ajustes.
Em Portugal a saúde é coordenada por um sistema nacional que também é financiada pelos impostos.
Em sua grande maioria, os hospitais são privados. O acesso a este sistema não é gratuito, mas tem como contrapartida um valor simbólico refletindo assim o comprometimento do usuário para a utilização do sistema de saúde.
TELEMEDICINA COMO UMA BOA OPORTUNIDADE DE ACESSO A SAÚDE E REDUÇÃO DE CUSTOS
O uso de telemedicina não é novidade em Portugal. Há alguns anos ele é utilizado com forte aderência da população.
No gráfico abaixo, temos dados que evidenciam o crescimento da utilização desta tecnologia desde 2017. Como não é possível ainda finalizar os dados de 2020, não podemos apresentá-los, mas não existe dúvida que eles serão os maiores da história.
Ao analisar estes dados podemos de imediato refletir sobre o universo de possibilidades e oportunidades de empreender em um segmento em que estamos apenas iniciando uso da tecnologia, mas que de alguma forma já conta com certa maturidade por parte dos consumidores.
Uma recente startup que disponibiliza atendimentos terapêuticos oferecidos por psicólogos e psicanalistas em Portugal viu seu número de usuários multiplicar por cinco vezes em meio às necessidades provenientes do momento que vivemos.
Com uma base já aderente ao uso da tecnologia, fica interessante pensar nos modelos de negócios possíveis em um universo amplo como a telemedicina.
Lendo este artigo, sei que muitos conseguem imediatamente pensar que poderiam ter sucesso em uma empreitada em Portugal. Vale a pena ler o artigo abaixo e validar se seu modelo de negócio tem fit com o mercado português:
TELEMEDICINA COMO OPORTUNIDADE DE EMPREENDER EM PORTUGAL
Há algum tempo nos debruçamos a entender e estudar uma boa quantidade de oportunidades em diferentes setores em Portugal. O segmento de saúde, por exemplo, é objeto dos nossos estudos há pelo menos dois anos.
Em 2019 tivemos em nossa missão para o Web Summit uma vertical de visitas e estudos específico deste setor. Liderada pelo médico brasileito Dr. Jefferson Gomes Fernandes, conseguimos levar mais de 30 pessoas interessadas no tema.
Nós também apoiamos como parceiros o Global Summit. Um dos maiores eventos sobre telemedicina do mundo.
Para saber mais sobre este evento, entre no link http://telemedicinesummit.com.br/o-evento/
Empreender no segmento de Telemedicina pode ser, sim, uma grande oportunidade. Em nossos estudos os cenários apresentados por este setor, tendo em vista o comportamento das pessoas e as tendências já evidenciadas constroem o que chamamos de voo perfeito.
CENÁRIOS RELEVANTES PARA FUNDAMENTAR AS OPORTUNIDADES EM TELEMEDICINA
Gostaria de relacionar algumas informações para fundamentar o que estou apresentando neste artigo. Lançando para você luzes das oportunidades existentes e convidando os interessados a entrarem em contato conosco, vamos a elas:
• As seguradoras privadas já dispõem do recurso de telemedicina como apoio aos seus segurados. Mas reside aqui ainda pouca oferta de opções para os serviços prestados.
• A grande redução de custo imposta pelos serviços de telemedicina aumentam a eficiência dos gastos em saúde abrindo oportunidades para novos investimentos.
• Uma empresa instalada em Portugal tem suas chances elevadas para angariar novos clientes ao redor do mundo.
• O envelhecimento da população ao redor do mundo, mas em especial na Europa, demonstra as oportunidades de expansão deste segmento. Quem mais utiliza estes serviços são as pessoas com maior idade.
• As altas taxas de dispositivos móveis na população facilitam a aderência de tecnologias de primeira necessidade como as soluções em telemedicina.
• O surgimento de doenças crônicas é uma preocupação global que pressiona os recursos de saúde. Telehomecare é uma maneira inovadora de prestar assistência, monitorar um paciente e fornecer informações.
• A monitorização permite a identificação precoce da doença e, portanto, a prevenção de condições crônicas. Espera-se que o segmento de Telehomecare seja o segmento de crescimento mais rápido nos próximos anos.
O SEGMENTO DE SAÚDE NÃO É PARA PRINCIPIANTES
Empreender no segmento de saúde não é para marinheiros de primeira viagem. Em um segmento extremamente complexo com desdobramentos em caso de erros que podem resultar em uma fatalidade, não podemos imaginar que as oportunidades que estamos discutindo neste artigo são para aqueles que desejam empreender mas não possuem experiência na área da saúde.
Um empreendimento por si só já é complexo. Empreender em outro país então, mais complexo ainda. Em nossa experiência na Atlantic Hub, acreditamos que a base para que uma boa oportunidade tenha êxito em Portugal nasce de trilhar o caminho correto.
Recentemente publicamos um artigo sobre o que chamamos dos pilares de sucesso para empreender em Portugal. Recomendo a leitura e as reflexões que fazemos neste artigo.
Caso você queira aprofundar o que explanamos por aqui, entre em contato conosco e vamos entender se existe ou não uma oportunidade em seus planos e projetos.
Forte abraço.
Leia artigo sobre os 7 pilares de sucesso para abrir seu negócio em Portugal:
Sobre o autor,
Benício Filho
Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela UNIFESP em Neurologia Oftalmológica na área de Empreendedorismo e pós graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador da Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 300 eventos (número atualizado em dezembro de 2019). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul) bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”.
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Termômetro de maturidade para internacionalização, o que é isso?
Tempo de leitura: 5 minutos Quando uma empresa define que...
Ler mais arrow_right_altExplorando o potencial do mercado de produtos orgânicos em Portugal
Tempo de leitura: 4 minutos O mercado de produtos orgânicos...
Ler mais arrow_right_alt