Ressignificando Portugal
Comecei a escrever sobre Portugal há pelo menos cinco anos. Confesso a você que a cada artigo que escrevo, aprendo um pouco mais sobre este país que tanto amo. Você já leu de tudo escrito por estas mãos.
Das inúmeras empresas que ajudamos a levar para o mundo através de Portugal aos nossos serviços prestados com amor e dedicação de quem empreende, mora e acredita em Portugal como porta de entrada dos Brasileiros para o mundo.
Somam-se ao meu dia a dia com Portugal um interesse genuíno em pesquisar, estudar e refletir sobre este pequeno país. Geograficamente ele é menor que Pernambuco. E quando olhamos então sua população, uma região de São Paulo tem o dobro de habitantes.
Sim, nossa história se confunde com Portugal. Somos quase uma extensão deles, mas do nosso tamanho físico à população, nos tornamos uma potência.
Imagine que caso as miscigenações pela qual passamos enquanto nação não houvessem ocorrido na intensidade que ocorreu, teríamos hoje cerca de 60% da população como descendentes dos portugueses.
Imaginar que pelo menos 5% a 10% da população seja descendente, estamos falando de mais descendentes de Portugal do que sua população atual que não passa de 10.7 milhões de habitantes.
PORTUGAL ESTÁ EM NOSSO DNA
Portugal está em nosso DNA assim como nós estamos no DNA deles. Em 2019, dados do governo portugues, atestaram que já somamos quase meio milhão de habitantes em Portugal. Tem brasileiro em todos os lugares deste pequeno país.
Dizer que a comida, bebida e costumes são atrativos para nós seria redundante. Mas isso é, sim, uma grande fonte de atração, também não podemos negar.
Comecei escrevendo textos técnicos sobre economia, negócios, tecnologia e inovação. Logo, porém, mesmo que aos poucos, meus textos adquiriram o toque humano que são uma das suas principais características.
Destes ensaios e aventuras sobre Portugal nasceu o que chamamos de Resignificando Portugal.
Quero apresentar a você, como estes textos que somam nosso conhecimento sobre negócios mas que aprofundam meu olhar sobre o humano te auxiliaram nesta, que deverá ser uma das decisões mais importantes da sua vida.
Venha comigo ressignificar Portugal e deliciar-se com tudo que já vivi neste país. Quero apresentar a você alguns textos já escritos a olhar para o amanhã instigando sua curiosidade para tudo que está por vir.
O INFINITO DENTRO DE CADA UM DE NÓS
Em uma das vezes que estive em Portugal, tive um dos encontros mais inusitados da minha vida. Era uma daquelas tardes que sentar em um dos bares perto do Tejo em Lisboa já renderia uma satisfação incrível.
Mas não contente com isso, puxei assunto com um senhor de terceira idade português que estava como eu, sozinho, degustando um bom vinho nacional.
Seu nome terminava com Cabral (coisa comum em Portugal), mas sua genealogia teria muito a revelar ao longo das taças que seriam nossa companhia durante o bate papo.
Sua história muito conectada ao Brasil remonta aos primórdios do nosso descobrimento, sendo ele parente direto dos então descobridores da nossa terra.
Claro que existem divergências sobre este fato, mas sinceramente este não é um texto para falarmos disso. Este senhor sabia de História, o que eu levaria talvez umas duas gerações para entender.
Sua sutileza em tratar assuntos polêmicos para nós extravasava quando falava do amor que tem pelo Brasil. Sua esposa, brasileira, havia sido sua companheira por mais de quarenta anos no Brasil.
Tendo falecido e seus filhos já adultos e independentes, ele regressara a Portugal para em conjunto com o restante da família viver seus dias derradeiros.
Parece uma daquelas histórias utópicas. Mas sim, este senhor vivia em Portugal no terceiro ano do seu regresso. E logo ao chegar, descobriu um câncer em estágio muito avançado e naquela nossa conversa, em 2018, já estava vivendo bem mais do que era seu prognóstico de vida.
DESCOBRINDO PORTUGAL, DESCOBRIMOS PARTE DA NOSSA HISTÓRIA
Cada garrafa de vinhos que tomávamos, mais histórias da sua conexão com o Brasil surgiam. Ele realmente era alguém que havia vivido sua vida com significado.
Dono de uma rede de padarias em São Paulo, deixará nosso país em seu regresso em uma situação financeira muito tranquila. Seus filhos também não podiam reclamar. Ele como muitos portugueses construíram bom patrimônio com o suor sagrado do trabalho.
Em seu regresso a Portugal, pouco antes de descobrir sua doença, conseguiu fazer algumas viagens pelo país e acalmar a saudade que tanto o atormentava.
Nestes dias do nosso encontro, confessou a mim que as dores já estavam insuportáveis e nos entardeceres perto do Tejo, acalmava sua dor em boas taças de vinho.
Sua história foi revelada, e quero ao longo dos artigos que iremos juntos navegar, contar a você aventuras deste incrível homem que conheci.
Deste dia, guardo seu sorriso e em minha memória quase cinco horas de conversa. Claro que não terminaria aquela noite sem um momento especial.
Perto dali, em um restaurante que não conhecia, comemos o Bacalhau a Lagareiro mais incrível que já tive a oportunidade de conhecer. Ele se tornaria meu prato predileto, inclusive no Brasil, sendo ele feito por mim uma centena de vezes.
Cabral nunca me deixou. Trocamos ligações por meses até encontrar um dos seus filhos no Brasil, pois quatro meses depois não conseguia mais falar com ele.
Seu filho, muito triste, disse para mim da partida do seu Pai. Choramos juntos e disse a ele minha história com ele.
EM PORTUGAL, RESSIGNIFICAMOS NOSSA JORNADA
Não acredito em acasos. E tenho certeza que meu encontro com Cabral foi um sinal para que eu começasse a contar em meus textos sobre Portugal os sentimentos e conexões que tenho.
Recomeçar nunca é fácil e ano a ano, auxiliamos brasileiros que estão recomeçando a vida em Portugal. Você não pode começar uma jornada dessa sem entender o que está por vir.
Ressignificando Portugal, você pode e deve ressignificar sua vida. História que está à flor da pele quando se olha uma placa com o nome da rua.
Um prédio que remonta séculos de existência. Tudo é incrivelmente distante no tempo mas próximo em nossa história.
Do dia a dia ao contexto de porta de entrada para a Europa, tudo que você precisa é acreditar.
Para isso, bem, estes textos irão ajudá-lo a caminhar pela sua, que também é a nossa história.
Quando escrevi o livro Do Caos ao Recomeço fiz uma análise do momento de mundo que vivemos. Levo a você nestes textos que irei produzir, não motivos para você começar em Portugal, mas sim reflexões para quem olha algumas coisas e não entende o porquê delas serem assim.
Se sua barriga sente um gelo quando pensa em algumas coisas em nosso país, estes textos são para você.
Agende um momento que conversamos e juntos começaremos esta jornada!
Forte abraço!
Sobre o autor,
Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Termômetro de maturidade para internacionalização, o que é isso?
Tempo de leitura: 5 minutos Quando uma empresa define que...
Ler mais arrow_right_altExplorando o potencial do mercado de produtos orgânicos em Portugal
Tempo de leitura: 4 minutos O mercado de produtos orgânicos...
Ler mais arrow_right_alt