Portugal: negócios em ascensão para 2023
Nem todos os empresários brasileiros que querem investir em terras lusas sabem qual o melhor investimento a fazer ou quais são os negócios em ascensão em Portugal.
Por isso, este artigo te ajudará a entender quais as áreas com maior crescimento atualmente, as previsões para a economia do país, como internacionalizar um negócio brasileiro em Portugal e quais são os vistos adequados para os empreendedores. Confira!
RAZÕES PARA INVESTIR EM PORTUGAL
Poderíamos listar inúmeras razões, mas aqui estão as 8 principais:
- Portugal possui uma economia sólida e estável;
- A língua portuguesa;
- Brasileiros podem empreender em Portugal com facilidade;
- Custo de vida baixo e baixo custo de mão-de-obra.
- Incentivo do governo ao investimento através de diversas medidas de apoio;
- Possibilidade de obtenção do visto de residência para morar em Portugal com a família (através do reagrupamento familiar);
- Possibilidade de ampliação dos investimentos, caso já seja um empresário no Brasil;
- Obtenção de lucro em Euro, que atualmente está muito valorizado perante o Real;
- Ambiente favorável para negócios em ascensão.
Sobre os apoios do Governo de Portugal, é importante destacar que foi lançado oficialmente o acordo Portugal 2030, uma iniciativa que beneficiará as empresas portuguesas com um investimento de 11 milhões de euros em apoios voltados ao crescimento sustentável, digitalização, capacitação administrativa e inclusão social. Portanto, não é difícil prever que, em 2023, teremos negócios em ascensão.
NEGÓCIOS MAIS RENTÁVEIS
Confira quais são os negócios em ascensão e as melhores opções para quem pretende empreender:
TI e Informática: O setor de Tecnologia da Informação (TI) e informática está em crescimento em Portugal e no mundo há um bom tempo e muitos profissionais brasileiros têm ido para o país para trabalhar nessas áreas. Portanto, o investimento em negócios nessa área pode ser uma excelente oportunidade de negócio em Portugal.
Marketing e comunicação: O setor que lida com marketing e comunicação, que também é relacionado à tecnologia, é outra ótima oportunidade de negócio, pois já apresentava um bom crescimento nos últimos anos, que foi ainda mais acelerado com a chegada da pandemia do coronavírus e a necessidade de criação de estratégias eficientes de comunicação digital em redes sociais e e-commerce.
Hotelaria: Os serviços de alojamento também têm sido uma excelente área de investimento, já que Portugal se tornou um país muito procurado por turistas de todo o mundo nos últimos anos. O setor sofreu grandes perdas durante a pandemia, mas já se encontra em recuperação, e deve atingir o padrão esperado (comparativo ao ano de 2019) em 2023 ou 2024.
Mercado têxtil: O mercado têxtil é uma excelente oportunidade de negócio rentável em Portugal, pois o setor, apesar de tradicional, se mantém como um dos mais relevantes do país. Existem excelentes oportunidades de investimento com um grande volume de negócios e as áreas de atuação são variadas.
Estética: Não tanto quanto no Brasil, mas as clínicas de estética, barbearias e salões de beleza em Portugal têm crescido bastante. Os esteticistas brasileiros conquistam uma boa clientela rapidamente, uma vez que culturalmente nos preocupamos muito com a estética e temos uma expertise em tratamentos e maquinários nesse mercado.
Produtos brasileiros: Não é nenhuma novidade que existem muitos brasileiros em Portugal. Por mais que nos adaptemos ao país, sentimos falta e saudade de algumas coisas que encontramos no Brasil, principalmente quando o assunto é comida.
É comum a procura por lojas de açaí, hamburguerias, fornecimento de alimentos congelados como coxinha, pão de queijo, bolo de fubá, etc, além de restaurantes ou apenas delivery especializados em comida brasileira.
COMO INTERNACIONALIZAR SUA EMPRESA
Com o Atlantic Marketfit, os profissionais da Atlantic Hub, que conhecem bem o mercado de Portugal, fazem um diagnóstico inicial da aderência ao mercado na área de atuação para auxiliar o empresário na decisão.
A partir dessa análise, traçamos quais os possíveis caminhos para que o negócio possa ser internalizado e aberto no país, através de um processo que envolve avaliação do ecossistema, análise da concorrência, avaliação do mercado, análise do setor do negócio, análise SWOT (pontos fortes e fracos) e avaliação das possibilidades de financiamento.
Entre outros pontos, os especialistas ajudarão o empresário a:
- Criar uma estratégia de desenvolvimento do negócio;
- Ter um plano de ação e de suporte para investimentos;
- Fazer um plano de marketing;
- Ter uma definição do perfil dos membros que farão parte da equipe em Portugal.
Sobre o autor,
Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Termômetro de maturidade para internacionalização, o que é isso?
Tempo de leitura: 5 minutosQuando uma empresa define que internacionalização...
Ler mais arrow_right_altExplorando o potencial do mercado de produtos orgânicos em Portugal
Tempo de leitura: 4 minutosO mercado de produtos orgânicos em...
Ler mais arrow_right_alt