Por que Portugal?
Muitos nos perguntam: por que Portugal tem ganhado tanto destaque no mercado empreendedor? Ou então Por que abrir uma empresa especificamente em Portugal ou invés de empreender em qualquer outro país do mundo?
Bem, muitos já sabem que eu, Benício Filho, Eduardo Migliorelli, Nelson Correa e Thiago Matsumoto a pouco mais de três anos empreendemos abrindo uma empresa em Lisboa. Antes mesmo de Portugal estar nos noticiários como a bola da vez nós já empreendíamos em solos lusitanos.
Nossa visão sobre Portugal começou a despertar quando analisamos a enorme lição de casa que o governo português e sua sociedade fizeram para sair do atoleiro que entraram com a crise de 2008. Portugal tem pouco mais de 10 milhões de habitantes e atrações como vinhos, azeites e mesmo o turismo já são por muitas conhecidas.
Como um país tão pequeno tendo sua saída para o mar como principal rota de negócios crescer e sair de uma crise que além de arruinar a economia, travou o crescimento econômico elevando o número de desempregados a quase 20% da população economicamente ativa.
Leia o artigo: O que podemos aprender com Portugal.
A partir deste cenário complicado e com poucas condições de crescer somente com as próprias pernas a escolha de Portugal foi iniciar uma série de reformas que possibilitaram ao país criar um novo ambiente de negócios extremamente favorável a abertura de novas empresas principalmente as baseadas em tecnologia e cultura de startup.
Muitos setores se reinventaram trazendo dinamismo e novos horizontes aos empreendedores portugueses e aos investidores. Algumas linhas de fomento já existiam em decorrências de programas da união europeia.
O que percebemos, no entanto, foram as ações de incentivo com linhas de crédito em quase todas as regiões de Portugal.
Algumas funcionando a partir do investimento externo outras com a contratação de mão de obra local em conjunto com a abertura das empresas ou ainda modelos mistos em que o empreendedor pode gozar de benefícios locais e ainda ter contrapartidas com a possibilidade de investimento com até 70% de isenção quanto a devolução do crédito.
Se por um lado a questão de investimentos pode ser sim um atrativo interessante no outro extremo temos toda a regulamentação para a abertura de empresas, fechamento de negócios e ainda uma série de simplificações com relação a estrangeiros investirem e empreenderem que colocaram Portugal em exposição no mundo.
Aceleradoras em todo país, rede de universidades abertas a empresários e atraindo capital intelectual do mundo bem como formando profissionais de qualidade contribuem vertiginosamente para o incremento de novos negócios em Portugal.
Há quatro anos a Atlantic Hub iniciou suas atividades em solos lusitanos. Este iniciou se dá justamente após nossos estudos sobre o ambiente favorável de negócios e as condições bastante interessantes para brasileiros que queiram iniciar seja como pessoas físicas uma nova jornada na vida seja com suas empresas internacionalizando para a Europa e mundo a partir de Portugal.
Em nossos estudos, logo percebemos uma forte presença de estrangeiros nos diversos ecossistemas empreendedores. Este é sem dúvida outro diferencial hoje deste país.
Em alguns ambientes, mais da metade dos empreendedores são estrangeiros. Junta-se a todo este ambiente favorável os altos índices de qualidade de vida que hoje Portugal sustenta fica difícil achar outras justificativas para não empreender em Portugal.
Nos dá Atlantic Hub, podemos ser sua porta de entrada em Portugal. Mas, não faça este movimento sem antes estudar o ambiente de negócios caso seu interesse seja em empreender.
Temos em nosso portfólio um produto perfeito para ajudá-lo a entender o mercado, aderência do seu produto e possibilidades no continente europeu a partir de Portugal.
Abaixo, link do produto MarketFit. Com ele, você irá receber um relatório completo de aderência, concorrência, desafios e possibilidades da sua empresa em Portugal.
Basta clicar no link e contratar. Teremos o maior prazer em atendê-lo.
Contratar: Atlantic MarketFit
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Termômetro de maturidade para internacionalização, o que é isso?
Tempo de leitura: 5 minutos Quando uma empresa define que...
Ler mais arrow_right_altExplorando o potencial do mercado de produtos orgânicos em Portugal
Tempo de leitura: 4 minutos O mercado de produtos orgânicos...
Ler mais arrow_right_alt