O que é e como funciona a internacionalização de empresas?
Você sabe o que é a internacionalização de empresas? Pois bem, esse é sem dúvida um sonho de muitos empresários e uma etapa muito importante para negócios e marcas. Internacionalização de empresas nada mais é do que expandir o seu comércio para alguma outra região fora do país de origem.
Então imagine só, abrir uma empresa aqui no Brasil, mas expandir de forma que as vendas sejam realizadas também em Portugal, com uma equipe própria, escritório ou loja, diretamente do exterior. Pois bem, é isso que muitos empresários têm almejado nos últimos tempos.
Entendendo melhor a internacionalização de empresas
Com a globalização mundial, ficou muito mais fácil acessar culturas, produtos e tudo o que envolve um país. Essa é, sem dúvida, a porta mais aberta que temos para a expansão de novos negócios (ou antigos também). É o que nos coloca em contato diariamente com política, economia e tendências da região Norte ou de quem vive do outro lado do mundo.
É claro, há muita coisa envolvida por trás disso e, bem, da mesma forma que você não pode abrir uma empresa de um dia para o outro, a internacionalização de empresas também exige planejamento e estratégia de todos os envolvidos.
Mas a boa notícia é que: fazendo tudo da forma correta, as chances de alcançar muito sucesso no exterior são gigantes. Então vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto para você tirar esse sonho do papel?
Mas, por que internacionalizar minha empresa?
A internacionalização de empresas é um ótimo caminho para o sucesso – mas em dólar, euro, libra, depende do destino que seu negócio florescer, rs. Mas brincadeiras à parte, pensar na expansão da sua empresa para um outro país é uma excelente forma de conquistar novos mercados, prosperar sua marca e atingir novos públicos.
Muitas vezes, abrimos empresas com foco em resolver problemas de uma comunidade ou público em específico e isso vale para outras regiões também. Às vezes a única coisa que te falta, é arriscar!
E ter uma marca global não é para qualquer um, viu! Mas é preciso planejamento. Estruturar, criar estratégias que façam sentido, pensar no público, no segmento, se aquele tipo de negócio é pertinente. Afinal, um novo país não é só mudança de território, mas basicamente de tudo ao seu redor: cultura, hábitos, alimentação, rotina, clima, festividade, enfim, tudo mesmo!
Para se aprofundar mais sobre isso, temos um conteúdo que pode te ajudar: Diferenças culturais que o brasileiro deve saber para empreender em Portugal
E agora que você entendeu o que é a internacionalização de empresas e onde você pode chegar com isso, precisamos falar sobre como funciona esse processo na prática.
Mirando em uma marca global
Antes de qualquer passo, é preciso enxergar a sua empresa. Olhar analítico e crítico para entender a posição dela hoje e o caminho a ser percorrido. Se a empresa funciona bem, gera lucro e entrega bem aquilo que ela propõe, parabéns! Agora é analisar como a sua marca funcionaria fora do país. Para isso, separamos alguns pontos que precisam ser refletidos:
– Segmento de atuação
O que você vende? Seja produto ou serviço, costumamos sempre perguntar por aqui: Seu negócio tem fit com a internacionalização?
Isso porque, a venda precisa fazer sentido, mas estar bem alocada e onde gera demanda – ou interesse. Seja alimentação, serviço de consultoria, vestimentas, conserto, enfim. É preciso analisar muito bem as chances, o comportamento do consumidor no exterior e por aí vai. Se pergunte: será que as pessoas precisam disso?
– Esteja de acordo com a legislação
Entender as regras de um país para atuar nele é imprescindível. Mas, mais do que isso, confira as oportunidades oferecidas, tipos de vistos, se há possibilidade de algum tipo de investimento, incentivos do governo, documentação necessária para acessar o país. Tudo isso vai fazer diferença na hora de internacionalizar.
Lembrando que isso também está relacionado a produção ou envio de mercadorias, o que pode ser crucial para a internacionalização. Afinal, sem produto, sem negócio.
– Visão ampla econômica e mercadológica
Economicamente falando, a situação financeira de um país interfere e muito na expansão de novos negócios. Um país em crise, naturalmente, pode dificultar um pouco a situação. Portanto, considerar isso na análise e escolha do destino final pode ser um divisor de águas. Moeda valorizada, cujo mercado funciona muito bem, impossível dar errado (a não ser que você ignore toda a parte de planejamento de legislação que citamos acima, né?)
– Contar com uma empresa especializada!
A expertise de quem não só acompanha processos de internacionalização de empresas, mas também auxilia nas pesquisas e estudos sobre segmentos, tipos de financiamentos e comportamento do consumidor é fundamental. Aqui na Atlantic você conta com todos esses itens com a certeza de quem sabe o que está fazendo. Afinal, a expansão por aqui já aconteceu há alguns anos e nos levou a Portugal, onde atuamos hoje e ajudamos empresários, como você, a ter seu próprio negócio no país europeu.
Para entender melhor sobre como atuamos, as possibilidades de negócios em Portugal e uma extensa e profunda pesquisa mercadológica sobre a sua empresa no país lusitano, sugiro acompanhar nossos demais conteúdos ou entrar em contato com a gente!
https://materiais.atlantichub.com/seu-produto-ou-servico-tem-mercado-em-portugal
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Termômetro de maturidade para internacionalização, o que é isso?
Tempo de leitura: 5 minutos Quando uma empresa define que...
Ler mais arrow_right_altExplorando o potencial do mercado de produtos orgânicos em Portugal
Tempo de leitura: 4 minutos O mercado de produtos orgânicos...
Ler mais arrow_right_alt