O papel do empreendedorismo na expansão de empresas brasileiras para Portugal
Diversos brasileiros escolhem se mudar para Portugal visando uma melhor qualidade de vida. A imigração brasileira para o país aumenta ano a ano, e além da busca por estabilidade e segurança, é natural que os brasileiros passem a influenciar no mercado do país.
Ser um empreendedor no Brasil contém diversas dificuldades, bem como em qualquer outro lugar do mundo. Entretanto, a contribuição do empreendedorismo na expansão de empresas para a sociedade implica justamente em solucionar esses problemas e torná-la mais evoluída, eficiente e tecnológica, a partir das funcionalidades do seu negócio.
Um dos indicadores que mensuram o nível de empreendedorismo de um país é a criação de empresas dentro dele. Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), em 2021, nasceram aproximadamente cerca de 187 mil empresas em Portugal, mostrando o dinamismo do cenário econômico do país.
Também conhecido como “celeiro europeu de startups”, o país lançou, em 2021, um visto digital para atrair empresas internacionais e nômades digitais com o intuito de intensificar a movimentação mercadológica portuguesa após a pandemia e seus impactos. O número de brasileiros pré-inscritos aumentou significativamente naquele período, transformando o cenário do país e demonstrando que as portas estão abertas para nós, inovadores brasileiros.
Ainda hoje, esse cenário se mantém. As startups se tornaram um grande polo de movimentação e investimento em Portugal, demonstrando grande influência na economia do país e potencial de crescimento constante.
Desta forma, entendemos que Portugal é um país repleto de oportunidades de crescimento profissional, tanto para os empreendedores e seus negócios, quanto para os funcionários atrelados à suas empresas.
Mas, afinal, qual o papel do empreendedorismo na expansão de empresas brasileiras para Portugal?
De antemão, precisamos ressaltar que o empreendedorismo é a base de qualquer economia bem estabelecida, globalizada e com poder competitivo no mercado, pois é através do empreendedorismo que se cria oportunidades de emprego, beneficiando famílias e, consequentemente, gerando uma sociedade em crescimento sustentável.
Pensando na lógica de que os empreendedores são resolutores de problemas e seguindo o raciocínio de que todos os países possuem espaço para melhoras, já encontramos alguns motivos pelos quais expandir o seu negócio para Portugal é uma boa estratégia.
Assim como o Brasil, o empreendedorismo em Portugal possui seus desafios. Entretanto, como mencionado anteriormente, o país está passando por um período de modernização potente nos últimos anos. Com uma gama de novas startups surgindo no mercado português, constata-se que a transformação do mercado a partir da tecnologia é algo muito apreciado pelas empresas do país. Porém, é preciso que existam, no mercado, mentes funcionando na mesma frequência que as inovações. Então, é aí que o empreendedorismo brasileiro pode entrar e deixar sua marca.
Nosso país, apesar dos pesares que possui em diversos aspectos, funciona a partir de uma mentalidade muito jovem e aberta a mudanças e transformações. Países tradicionalistas dificilmente – ou quase nunca – tiveram essa mesma qualidade. Porém, com um mundo globalizado que nos obriga mantermo-nos conectados, é praticamente impossível se manter alheio aos avanços mercadológicos e de cotidiano que a tecnologia nos impõe.
Para nós, esse movimento pode parecer natural. Para outros lugares, pode ser mais difícil do que se imagina. Mas, a necessidade é iminente. Desta forma, empreendedores dispostos a enfrentar esses desafios e implementar uma mentalidade inovadora e aberta a descobertas, se destacam com facilidade.
E qual o objetivo de empreender em Portugal?
É muito atrativo ver que o solo para empreender em Portugal é fértil, de grandes transformações e muito espaço passível de ser ocupado por bons profissionais. Entretanto, a instauração de novos negócios ou expansão de negócios já existentes para Portugal deve ser feita com cautela e responsabilidade.
Pensando que a lógica principal é manter uma economia estável, segura e saudável, é preciso que as empresas também estejam de acordo com essas normas. A resolução de problemas que estão ao alcance do empreendedor, só consegue ser atingida se o negócio em si for bem estruturado.
Desta forma, podemos assumir que algumas condutas podem nos levar a um caminho de sucesso, como por exemplo manter salários justos e igualitários entre os funcionários que desempenham a mesma função, preservar um ambiente saudável e de competitividade amistosa, além de seguir as recomendações de sustentabilidade são alguns exemplos a serem seguidos para impulsionar o crescimento econômico no país de forma saudável e sustentável – tanto para o mercado, quanto para o social.
O objetivo de empreender em Portugal, ou expandir o seu negócio para o território português é de agregar valor ao mercado lusitano, seja qual for a proposta da sua empresa. Desta forma, só atingiremos sucesso se formos empreendedores que prezam pelo impacto positivo não apenas nos resultados, mas também na vida das pessoas que são atingidas pelo nosso serviço.
E como posso entender o melhor caminho para iniciar essa estratégia?
Sabemos que o processo de internacionalização de uma empresa pode ser trabalhoso e construir o seu negócio em um território familiar sempre soa mais agradável e confortável. Entretanto, lembramos o quanto é importante expandir seus horizontes e não se prender às amarras quando se trata de empreendedorismo na expansão de empresas.
Com o Atlantic Hub, o processo de internacionalização é muito mais simples. Nosso trabalho é apoiar empreendedores nesse processo a partir de Portugal, com foco em oferecer todo o suporte necessário, através de serviços e realização de eventos, que direcionam, escalam e preparam empresas para um resultado positivo e duradouro.
A Atlantic Hub nasceu para sanar uma dor do mercado na qual os empresários enfrentam no processo de internacionalização de suas empresas, e muitas vezes desistem retornando para o seu país de origem. Nosso negócio nasceu para derrubar as barreiras da expansão de negócios para a Europa, principalmente se tratando de Portugal.
Temos uma equipe de especialistas altamente preparada e qualificada para auxiliar a sua empresa a alcançar suas metas e objetivos reais, baseadas no mercado lusitano, facilitando a adaptação aos novos esquemas de investimento e empreendedorismo do país.
Para entender melhor sobre, nosso Co-fundador e Country Manager do Brasil, Benício Filho, explica qual o papel do empreendedorismo brasileiro expansão de empresas no mercado português em um vídeo que você pode conferir abaixo.
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Universidades Portuguesas: como elas contribuem para inovação nas empresas
Tempo de leitura: 5 minutosAs universidades portuguesas estão ganhando destaque...
Ler mais arrow_right_altRetrospectiva 2024: Os destaques e conquistas da Atlantic Hub
Tempo de leitura: 7 minutosEm 2024, a Atlantic Hub consolidou-se...
Ler mais arrow_right_alt