Franquias brasileiras em Portugal para se inspirar
O Franchising, que teve origem após a 2ª Guerra Mundial quando os soldados americanos voltaram para as suas casas, sem experiência e com muita vontade de trabalhar viram nas franquias uma luz no fim do túnel.
A partir de 1960, o franchising despontou nos Estados Unidos e desembarcou no Brasil, com o aparecimento de franquias brasileiras como o Yagizi, CCAA e logo depois com Água de Cheiro, Ellus e Boticário.
Mas foi nas décadas de 80 e 90 que o ‘boom’ das franquias brasileiras aconteceu, onde empreendedores perceberam as vantagens desse sistema e passaram a adotar o sistema como expansão de suas marcas, principalmente como estratégia de internacionalização.
Assim podemos comprovar que essa estratégia de crescimento, com modelo de negócio bem formatado, está sempre se inovando, com rápida adaptação às mudanças e gestão colaborativa que vai bem mais longe.
Por outro lado, empreendedores perceberam que abrir um negócio próprio, sozinho, demanda muito tempo, investimento e conhecimento local, além do risco e do medo do desconhecido.
Foi pensando nisso que a Atlantic Hub criou o produto Atlantic Franchising, que te ajudará a encontrar essas respostas (ver também: http://atlantichub.web10f112.kinghost.net/2021/03/18/5-razoes-para-comprar-uma-franquia-em-portugal/).
O Modelo de Franchising
As franquias são os modelos de negócios que mais crescem no mundo, tanto no Brasil como em Portugal. No Brasil tivemos um crescimento de 7% em 2018 com faturamento de cerca de 17 bilhões de reais, enquanto em Portugal gerou um volume de negócios de mais de 8 milhões de euros (2018/2019), sendo que 3.96% representam o PIB nacional.
O franchising gerou mais de 5 milhões de empregos e percebemos que este exerce um papel importante e representativo na economia aqui em Portugal.
Estamos passando por uma nova geração do Franchising, mais humanizado, com valorização das pessoas, um cuidado com a equipe, respostas às mudanças e adaptação ao novo cenário, com utilização de novos canais de distribuição, inovação no modelo de negócio e por fim, centrado no cliente, mas baseado em dados – tecnologia. Mais relevantes e mais digitais.
O que eu quero dizer com isso é que as franquias brasileiras estão bem atualizadas e focadas na jornada de compra do cliente, através da utilização de plataformas digitais e do ecossistema digital. Um esforço conjunto em manter o senso de propósito da marca.
Ademais, Portugal passou a ser o mercado-alvo para as franquias brasileiras, como porta de entrada para a Europa. Tornou-se uma estratégia para a sua marca ficar conhecida globalmente, e ao mesmo tempo, fortalecer a sua imagem no mercado nacional.
Marcas para se inspirar
Portanto, existem diversas marcas de franquias brasileiras em Portugal para se inspirar e para querer começar a pensar em franquear a sua marca, lembrando que o processo de tornar o negócio franqueável requer estudo e planejamento, além de exigir do dono da marca tempo e dedicação para analisar novamente o seu público alvo.
Para que todo este processo seja mais eficiente e prático, a Atlantic Hub tem o produto certo para isso. Para saber mais sobre como franquear a sua marca: http://atlantichub.web10f112.kinghost.net/2021/01/29/como-franquear-a-minha-marca-em-portugal/
Alguns Exemplos de Marcas Brasileiras em Portugal
Vamos agora te dar alguns exemplos de marcas brasileiras que estão super integradas no mercado em Portugal e que fazem sucesso entre os portugueses, como franquias para que você se inspire e, quem sabe, queira até adquirir sua franquia brasileira no país europeu.
Essas franquias trazem um pedacinho do Brasil para Portugal, que quando bate aquela saudade, é só correr lá e sentir-se em casa novamente. Uma diversidade de segmentos como restauração, acessórios, saúde e beleza, moda, estética entre outras.
Para quem quer sentir o cheirinho dos perfumes, fragrâncias e maquiagens brasileiras, temos: Boticário, Quem disse, Berenice? e Beauty B.
Quem não gosta de uma sobremesa mais refrescante e gelada, aliado ao saudável e prático? Temos o Açaí Natura e o Açaí Concept.
Óculos transado, irreverente, acessórios personalizados e bijuterias é só ir na Chilly Beans, Acium e Morana.
Quem não tem saudades dos nossos biquínis, trajes de banho e lingeries? As mulheres européias amam também: Cia Marítima e Hope.
Aquela vontade dos nossos brigadeiros, não tem nada melhor do que ir às lojas do Amor aos Pedaços.
A velha e boa Havaianas também marca presença em Portugal.
A Sushi Rão Delivery, franquia brasileira de culinária japonesa, também tem loja em Portugal.
Moldura Minuto, Arezzo e Não + Pelo fizeram a lição de casa direitinho no processo de internacionalização da sua franquia e também alcançaram o território português.
A dica é para quem quer internacionalizar a sua marca que pergunte a elas como foi o processo e qual a importância do estudo de aderência da sua marca, como também a importância de fazer um bom planejamento e adequação do seu produto e preço.
A Atlantic Hub tem toda a expertise para tornar a franquia brasileira um sucesso em Portugal. (MarketFit Franchising: https://materiais.atlantichub.com/marketfit-franchising)
Sobre a autora
Fernanda Borges Esposito, é formada em Gestão com MBAs em Gestão de Negócios & Empreendedorismo e Trade Marketing pela BI International Business School, e especializações em Marketing e Gestão de Terceiro Setor. Executiva com mais de 20 anos que desenvolveu e liderou projetos e iniciativas inovadoras com foco em Internacionalização, Planejamento Estratégico, Marketing, Retalho, Franchising, Sustentabilidade e Empreendedorismo social no Brasil e no exterior. Fez parte do comitê de sustentabilidade da NRF em Nova York (National Retail Federation), bem como fez parte do comitê de criação dos indicadores de sustentabilidade para franquias do Instituto Ethos. É sócia fundadora da 2Luck, empresa de consultoria de novos negócios e internacionalização, em Portugal, com metodologia própria aplicada em empresas de diversos segmentos e Head of Franchising da Atlantic Hub. É palestrante e formadora nos cursos da APF – Associação Portuguesa de Franchising e mentora no Programa Google for Startups Accelerator. Foi também vencedora do prêmio “Franchising de Baixo Carbono” pela ABF- Associação Brasileira de Franchising e do prêmio Internacional do programa Exportação de Frutas Brasileiras em conjunto da Apex.
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Termômetro de maturidade para internacionalização, o que é isso?
Tempo de leitura: 5 minutos Quando uma empresa define que...
Ler mais arrow_right_altExplorando o potencial do mercado de produtos orgânicos em Portugal
Tempo de leitura: 4 minutos O mercado de produtos orgânicos...
Ler mais arrow_right_alt