Estações do ano em Portugal
Se você pretende marcar a sua primeira viagem para fora do Brasil, e escolheu o território português como destino, aconselhamos você a se informar sobre as estações do ano em Portugal.
Um hábito comum de pessoas que viajam muito, é pesquisar o clima e a previsão do tempo do destino escolhido. É uma das primeiras tarefas a se fazer antes de sair comprando passagens e reservando o hotel.
Assim, planejar a sua viagem envolve também saber qual a melhor estação do ano para conhecer o território e quais atrações turísticas visitar.
Portugal oferece calor, praia, frio e neve – ou seja, existe espaço para todos os desejos e preferências.
Se você pretende fazer apenas uma viagem turística ou se está considerando morar em Portugal, vamos explicar o que lhe espera em cada uma das estações do ano no país! Vamos lá?
O CLIMA EM PORTUGAL
Portugal é um país conhecido por ter 300 dias de sol durante todo o ano. Ou seja, por se localizar na Europa, esse é um diferencial e tanto para quem busca um clima mais agradável e prefere o calor.
Via de regra, Portugal tem um clima temperado e as estações são bem divididas, com verões quentes e secos, e invernos bem frios e úmidos (a depender da cidade e da região). Já a primavera e o outono, possuem temperaturas mais amenas.
Há programações para todos os gostos, que são divididas conforme as estações do ano. De festivais e shows a céu aberto a concertos indoor – sempre existe uma alternativa para curtir os atrativos que cada temporada proporciona.
Além disso, os cardápios dos restaurantes acompanham os diversos períodos do ano e os pratos se adequam às temperaturas: mais um motivo para visitar Portugal e conhecer as delícias da gastronomia portuguesa.
PRIMAVERA
A primavera em Portugal começa em 21 de março e termina em 20 de junho. Essa estação é marcada por dias mais ensolarados, quando a temperatura já começa a aumentar e o clima fica mais seco.
Nesta época as árvores florescem e as flores cobrem muitas regiões de norte a sul. Lisboa se torna uma verdadeira pintura viva – por isso, vale manter o celular ou a câmera sempre à mão.
Em relação à temperatura, é bastante amena, oscilando entre 11°C e 20°C, muito agradável para passeios ao ar livre.
VERÃO
O esperado verão português começa em 21 de junho e termina em 20 de setembro. Nessa época de temperaturas mais altas, o protetor solar e os óculos de sol são quesitos obrigatórios na bagagem!
Durante os meses de verão, Portugal recebe a brisa do mar refrescante, tornando as condições agradáveis. As temperaturas máximas durante o dia podem atingir os 40°C, com 11 ou 12 horas de sol, tendo o pôr do sol próximo às 10 horas da noite.
Algo interessante, é que com os dias mais longos, as pessoas tendem a ficar na rua até mais tarde, afetando o funcionamento do comércio e de restaurantes, por exemplo.
Durante o período de férias (o ano letivo se inicia em setembro e vai até janeiro. Depois das férias de inverno, o segundo semestre vai de fevereiro a junho), os portugueses costumam migrar para o sul em busca das praias do Algarve – uma tradição portuguesa.
Para evitar o agito e a badalação, é recomendável evitar a região durante o mês de agosto, o ápice do verão. Para curtir o calor com mais tranquilidade, prefira ir no início de julho ou em setembro, períodos mais tranquilos.
Entre as regiões onde o calor predomina, destacam-se Alentejo, Alcácer do Sal, Setúbal, Bragança, Évora, Santarém e Lisboa.
OUTONO
O outono em Portugal tem início no dia 21 de setembro e termina em 20 de dezembro. Nesse período, a temperatura começa a cair e os dias vão, aos poucos, ficando mais curtos.
Diferentemente do Brasil, em Portugal, depois da temporada de calor do verão, o outono traz muita chuva e uma queda brusca da temperatura, que fica em torno dos 10ºC, podendo facilmente chegar a 0ºC nas regiões mais altas e até temperaturas negativas. O horário do pôr do sol também fica cada vez mais cedo.
Em dezembro o frio já se instala e começam a surgir os assadores de castanhas pelas ruas das cidades. O inigualável aroma de castanhas assadas é um convite para se fazer um passeio no frio.
INVERNO
O inverno em Portugal começa no dia 21 de dezembro e estende-se até 20 de março. Nessa época os dias já ficam bem mais curtos – há apenas nove horas de luz do sol natural. Nesse período, a chuva também é constante, podendo durar por vários dias seguidos.
A temperatura despenca. Em cidades ao sul, como Lisboa, a temperatura oscila entre 8°C e 14°C. Já ao norte o frio é bem mais intenso – e quem busca neve e temperaturas negativas em Portugal, pode encontrá-las nas regiões mais altas, como a Serra da Estrela. No Porto, segunda maior cidade e quarto município mais populoso de Portugal, o clima é mais úmido e faz mais frio do que em Lisboa.
Quem gosta de frio deve conhecer lugares como Porto, Guimarães, Braga, Viana do Castelo e a pequena Ponte do Lima. Muitos desses lugares têm estruturas medievais que encantam os visitantes.
Sobre o autor,
Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, com MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Vendas pelo Instituto Venda Mais, Mestrando pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação e pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atualmente também está concluindo o curso de bacharelado em Filosofia pela universidade Salesiana Dom Bosco. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Cofundador dá Palestras & Conteúdo, Sócio da Core Angels (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Incandescente, sócio fundador do Conexão Europa e da Atlantic Hub (Empresa de Internacionalização de Negócios em Portugal), atua também como Mentor e Investidor Anjo de inúmeras Startups (onde possui cerca de 30 Startups em seu Portfólio), além de participar de programas de aceleração como SEBRAE Capital Empreendedor, SEBRAE Like a Boss, Inovativa (Governo Federal) entre outros. Palestrando desde 2016 sobre temas como Cultura de Inovação, Cultura de Startups, Liderança, Empreendedorismo, Vendas, Espiritualidade e Essência, já esteve presente em mais de 230 eventos (número atualizado em dezembro de 2020). É conselheiro do ITESCS (Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul), bem como em outras empresas e associações. Lançou em dezembro de 2019 o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas” e em dezembro de 2020 “Do Caos ao Recomeço”.
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Empresários brasileiros preferem Portugal aos EUA: entenda o porquê
Tempo de leitura: 5 minutosEra um dia ensolarado em Orlando....
Ler mais arrow_right_alt5 curiosidades sobre o mercado de trabalho em Portugal para empresários brasileiros
Tempo de leitura: 4 minutosAlém de sua proximidade cultural e...
Ler mais arrow_right_alt