Empatia e presença digital da sua marca em Portugal
A EMPATIA E A PRESENÇA DIGITAL DA SUA MARCA
Um fato curioso em Portugal, assim que desembarquei com a missão de trazer nossa empresa de marketing digital para cá. Entre outros fatores, foi constatar a beleza da cidade de Lisboa. Não somente o que se pode ver, como a sua arquitetura, as ruas estreitas e sinuosas de seus bairros centenários, os monumentos e os diversos miradouros. Acima de tudo, o que realmente me cativou está mais relacionado com a essência da cidade. Uma sensação de paz, combinada entre o céu limpo e azul quase que durante o ano todo, com a luz natural que reflete no rio Tejo e traz uma atmosfera impressionante para a cidade. Uma empatia direta, que reuniu elementos que valorizo e contribuiu para a tomada de decisão de estabelecer Lisboa como ponto de partida para a empresa e para a minha família no país. Além disso é claro, possuir maior proximidade a potenciais clientes e boa infraestrutura.
Nesse sentido, podemos trazer um paralelo para o mundo dos negócios, ambientado na presença digital da sua marca em Portugal, que tem a ver diretamente com a empatia. Sua empresa e sua marca estão cada vez mais correlacionadas a este senso intrínseco que aproxima seu cliente através de valores semelhantes, posicionamento coerente e porque não, humanização da sua marca.
SOBRE EMPATIA E HUMANIZAÇÃO DA MARCA
Ainda que a inteligência artificial e a automação estejam em forte desenvolvimento. Cada vez mais presentes em campanhas e ações digitais, conseguindo incríveis entregas de conteúdo personalizado e relevante para captar a atenção de um público alvo exigente, dando sinais claros de que é uma evolução inevitável. Na prática, estamos mais acostumados com experiências do mundo físico, em que a flexibilidade, o contato e as relações humanas estão evidentes. Aí está o ponto que faz transformar e aproximar. Este equilíbrio entre o que é positivo na ótica da performance, com a experiência mais genuína da sua marca, produto ou serviço. É o tom para estabelecer essa relação de empatia e humanização, de forma integral em todos os pontos de contato.
Dados extraídos do estudo anual sobre empatia das marcas em Portugal, “The Brand Empathy Report (Who-Cares.pt)”, demonstram essa importância. Fundamentado para conhecer a percepção dos portugueses sobre a capacidade das marcas responderem às suas necessidades, sentimentos e dificuldades. A pesquisa classificou empresas totalmente digitais como Google, YouTube e Facebook entre as 10 mais humanizadas. Na lista estão também empresas do setor alimentício (Compal, empresa de sucos e Olá – semelhante a Kibon, marcas da Unilever), cosméticos (Nivea) e 3 das principais redes de supermercados presentes no país: Continente, Lidl e Pingo Doce. Do mesmo modo, especificamente em relação à empatia e respondido de forma espontânea, essas 3 empresas estão entre as 5 com maior percepção de empatia entre os portugueses, juntamente com Nestlé e Vodafone.
O QUE IMPORTA PARA AS NOVAS GERAÇÕES?
Sob o mesmo ponto de vista, no ecossistema corporativo. Não é de hoje que a empatia está associada a níveis elevados de criatividade, a melhora na produtividade e a maiores índices de fidelização de clientes. Desse modo, ainda na sequência deste estudo, sobre as interações que as marcas possuem com seus consumidores. Responsáveis por fazer percebê-las com características humanas, como personalidade, ideais, princípios e atitudes. O chamado antropomorfismo de uma marca, que permite construir relacionamentos com os seus consumidores da mesma forma que seres humanos constroem relações entre si.
As novas gerações de consumidores demonstram uma maior afinidade com empresas que possuem essas características. Em resposta à pergunta, qual a marca que escolheria para ser sua amiga? Instagram, Google, Youtube, Lidl e Compal foram as 5 melhores entre os jovens portugueses de 18 a 24 anos.
RELAÇÕES GENUÍNAS
Como reflexão e pontos a considerar entre o sucesso das marcas que foram destacadas neste estudo, com a realidade de nossas empresas. No final do dia, cabe a avaliação do melhor que pudermos adaptar e concentrar esforços para adequar a comunicação com nossos clientes, de forma transparente, próxima e verdadeira, no tom de voz que nosso público espera. Tanto no ponto de contato físico, mas principalmente no ambiente digital, onde as relações necessitam cada vez mais desta proximidade. Que possam destacar os valores, a essência de seu negócio, seja ele voltado para uma solução, produto ou serviço entre empresas ou para o consumidor final. Aqui em Portugal o caminho é promissor, desde que a sintonia e a empatia aconteçam.
Para saber mais sobre marketing em Portugal, acesse também esse artigo 😉
Soluções viáveis para o comércio eletrônico em Portugal
Sobre o autor,
Adriano Sforcini Zunino
Responsável pela expansão e sócio da bauc. em Portugal. Agência de marketing digital que alia estratégia e conteúdo, desenvolvimento e growth performance conectadas em equilíbrio com o brand experience. Pilares essenciais para transformar empresas por meio do mindset digital.
Tem larga experiência na área comercial e prospecção de negócios, além de relacionamento com clientes e ações de brand experience. Entende que seu maior propósito seja conectar empresas às iniciativas que trazem benefícios às pessoas e ao planeta.
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Termômetro de maturidade para internacionalização, o que é isso?
Tempo de leitura: 5 minutos Quando uma empresa define que...
Ler mais arrow_right_altExplorando o potencial do mercado de produtos orgânicos em Portugal
Tempo de leitura: 4 minutos O mercado de produtos orgânicos...
Ler mais arrow_right_alt