€ Cotação R$ 6,31
HORÁRIO DE LISBOA 21:08
Logo Atlantic Hub
  • Home
  • Quem somos
  • Estudo de Mercado
  • Momento
    • Quero conhecer
    • Já decidi e quero avançar
    • Já estou em portugal e quero tracionar
  • Ecossistema
  • Blog
  • Contato
  • Vagas

Coronavírus: Novo normal e um rearranjo econômico global

Capa do PostPostado em 13 de julho de 2020
Tempo de leitura: 4 minutos

E chegamos ao segundo semestre de 2020, após alguns meses enfrentando o novo coronavírus e a pandemia que ele causou a nível global. E com o grande número de mortes e de casos confirmados, a melhor forma de prevenção, sem dúvidas, foi o isolamento social.

Agora encaramos uma nova rotina e novas formas de convivência e afeto. Não podemos deixar de lado a tragédia que a pandemia trouxe, mas também a reflexão que veio junto com esse período. 

Arrisco dizer que boa parte das pessoas sairá da pandemia valorizando mais a vida, os familiares, profissionais da saúde, a rotina, o ar livre. Basicamente, valorizando mais as coisas simples, porque no fim, é isso que realmente importa.

Nessa luta contra a disseminação da COVID-19, alguns países lidaram melhor, outros nem tanto. Mas não podemos negar que o mundo todo foi atingido de um jeito ou de outro. Infelizmente, ainda não temos vacina e nem a cura, e com as medidas tomadas, inevitavelmente nos deparamos com uma crise financeira.

Saúde x Economia

Em janeiro, o coronavírus ainda parecia algo distante aqui no país. Muito falava-se sobre, mas muitos agiram como se a situação não fosse nos atingir.

A preocupação foi chegando quando, por conta de diversos lockdowns que foram realizados em outros países, o Brasil deixava de receber mercadorias ou equipamentos para trabalhar. E assim fomos vendo as primeiras notícias de funcionários em férias coletivas, suspensão, etc…

Precisamos preservar a vida, sem pensar duas vezes. Mas ao fechar o comércio, também geramos um impacto muito forte no lado financeiro de organizações e pessoas, que também precisam ser preservados. E por meses vimos esse dilema sendo discutido.

O isolamento social por aqui começou na metade do mês de março e ainda hoje, andar pelas cidades grandes à noite e observar a queda na movimentação de pessoas e carros tornou-se um choque de realidade.

Início da crise financeira

Logo que as notícias surgiram e o número de mortes foram divulgados, iniciou-se uma fúria contra a China. Algumas teorias da conspiração, muitas críticas, mas também muitas dúvidas sobre o futuro. E agora?

A preocupação foi tomando conta, afinal, estamos falando da segunda maior economia do mundo. E hoje, mesmo alguns meses depois, o país enfrenta novos casos e, também preocupante, registram um cenário econômico abaixo do esperado, que consequentemente afetará diversos outros países.

Mesmo sendo a segunda maior economia do mundo, o cenário não é nada favorável. As vendas no vareja tiveram queda. Enquanto a previsão era de 4%, o número real foi na média de 20,5% em relação a 2019 – ano já considerado ruim economicamente falando.

E não para por aí. O Produto Interno Bruto (PIB) chinês sofreu queda de 6,8% no primeiro trimestre de 2020, segundo dados do Gabinete Nacional de Estatística.

Estima-se que teremos uma recessão global pior que em 2008. E vale dizer também que com eleições importantes a caminho, tenhamos movimentações no cenário geopolítico.

Cenário econômico brasileiro

Já em relação ao Brasil, o texto da Fernanda Consorte fala sobre o cenário que o coronavírus trouxe e aborda até uma Nova Ordem Mundial.

Este relatório trouxe algumas expectativas quando o Brasil iniciava sua luta contra o vírus. Em uma das imagens apresentadas no material, uma projeção pessimista do cenário econômico aconteceria caso o isolamento social fosse finalizado apenas em junho e com a economia voltando a crescer em agosto.

Levando em consideração que estamos no mês de julho, autoridades ainda discutindo o isolamento social e com número de casos ainda considerado grave, o caminho dessa crise ainda é incerto, mas nada positivo.

Com esse impacto gigantesco na economia, pesquisas recentes preveem queda de 9,1% no PIB ainda em 2020. E vale dizer que ainda no mês de abril, o Fundo Monetário Internacional (FMI) estimava uma recessão de 5,3%, o maior tombo da economia brasileira em 120 anos.

Mas, ao olhar outros países já flexibilizando o comércio, vem a esperança de que logo logo tudo isso passa. E não podemos deixar de mencionar o que eu chamo de “a palavra do ano”: Reinventar!

Na rotina, no mercado de trabalho, da forma de consumo. Tudo sofreu algum tipo de alteração, isso é fato. Mas, aquele velho aprendizado de que é na crise que se constrói, se cria e se resolve problemas, nunca foi tão verdadeiro.

O número de desempregados aumentou, mas basta conversar um pouco que descobre-se que em compensação, tem muita gente empreendendo por aí. Aproveitando o momento para se reinventar.

Aulas de atividade física onlines, delivery em empresas que nunca cogitaram o e-commerce, uma nova leva de restaurantes nos aplicativos de entrega, todo tipo de ensino à distância, e por aí vai.. 

E será este, então, considerado o “novo normal”?

Você com certeza já usou esse termo ou ouviu falar por aí? Mas, o que será que ele representa? Afinal, não queremos crises e calamidade público no novo normal. Ou então isolamento social, comércios fechados, nada disso.

O novo normal é segurança, conscientização e cuidado com o próximo e consigo mesmo. É adotar algumas medidas para que possamos viver e transitar por aí, sem desproteger a saúde.

E que as coisas boas que surgiram ganhem cada vez mais espaço.

Temos o exemplo da Europa, que apesar de ter situações mais críticas como Espanha e Itália, já avançou na abertura dos comércios em outros países, como a Holanda e Portugal. Enfim, a economia por lá retoma suas atividades.

Vimos neste texto aqui sobre a reabertura do comércio em Portugal e como eles têm encarado esse momento: respeitando todas as recomendações dadas pelo Ministério da Saúde, utilizando máscaras, mantendo o distanciamento, divisores, etc.. De fato, um exemplo na luta contra o coronavírus.

E com tudo isso, podemos dizer que o grande aprendizado que fica é a valorização da nossa saúde para executar, amar, reinventar e viver. A luta contra a COVID-19 ainda não terminou. Mas que nos próximos meses possamos nos reerguer e manter vivo o “novo normal.”

adm

adm

Fundada em 2016, a Atlantic Hub é uma empresa global, com sede em Lisboa (Portugal) e em São Paulo (Brasil), especializada em fomentar negócios e parcerias dentro do ecossistema de empresas e startups luso-brasileiras..

Conteúdo criado por humano
0 0 votos
Article Rating
Inscreva-se
Entre
Notificação de
guest
guest
0 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
Compartilhe:
Total Share 0 Email0Facebook0">Twitter0
Reddit0 Linkedin0"> Stumbleupon0

Tags: Cenário econômico, crise financeira, economia brasileira, Novo normal, reabertura do comércio em Portugal

Vista de Portugal

Quer levar sua empresa para Portugal?

Saiba mais

Posts relacionados

Categorias Tags
Capa do Post
Business29 de abril de 2025

Alianças estratégicas: a Chave para o Sucesso Global na Gestão de Stakeholders

Tempo de leitura: 4 minutosEm um mercado globalizado e cada...

Ler mais arrow_right_alt
Capa do Post
Ressignificando Portugal24 de abril de 2025

Brasileiros Lideram Abertura de Novos Negócios em Portugal

Tempo de leitura: 2 minutosO empreendedorismo brasileiro em Portugal vai...

Ler mais arrow_right_alt

Categorias

Business Sem categoria Tendências

Tags

Cenário econômico crise financeira economia brasileira Novo normal reabertura do comércio em Portugal
ícone do Linkedin ícone do Facebook Ícone do Instagram Ícone do Youtube

Gostaria de maiores informações sobre nosso trabalho?

Vista de Portugal

Quer levar
sua empresa para Portugal?

Saiba mais

Posts relacionados

Capa do Post

Alianças estratégicas: a Chave para o Sucesso Global na Gestão de Stakeholders

29 de abril de 2025 Ler mais arrow_right_alt
Capa do Post

Brasileiros Lideram Abertura de Novos Negócios em Portugal

24 de abril de 2025 Ler mais arrow_right_alt
Capa do Post

ESG em Portugal: Tudo o que você precisa saber

22 de abril de 2025 Ler mais arrow_right_alt
Logo Atlantic

Contato: +351 910 297 331

Edifício Parque Oceano, Av. Marginal 2 4º A,

2780-337 Lisboa, Portugal

Logo facebook Logo Instagram Logo Youtube
Home Quem Somos Estudo de Mercado Blog Contato
Logo Atlantic

Contato: +351 910 297 331

Edifício Parque Oceano, Av. Marginal 2 4º

A, 2780-337 Lisboa, Portugal

Logo Linkedin Logo Youtube Logo Instagram Logo facebook
Home Quem Somos Estudo de Mercado Blog Contato
Momento Quero Conhecer Já Decidi E Quero Avançar Já Estou Em Portugal E Quero Tracionar

Atlantic Hub | © Copyright 2020 - Todos Os Direitos Reservados

Desenvolvido por Incandescente

Apoios:

Republica Portuguesa
Logo Uniao Europeia
Plano de Recuperacao e Residencia

Certificação:

Logo IAPMEI

Membro:

Logo Portugal Ventures Logo Federação Logo Câmara SP Logo Câmara RS
wpDiscuz