Como levar seu negócio para Portugal
Se você é empresário, com certeza já se deparou com o pensamento de expandir sua própria empresa e, quem sabe, levar seu negócio para Portugal ou algum outro país de primeiro mundo, estou errada?
Afinal, falamos o mesmo idioma – no caso de Portugal, países de primeiro mundo oferecem qualidade de vida muito melhores, segurança, suporte financeiro e tantos outros motivos, não é mesmo?
Mas, em paralelo, vem aquele pensamento de: será que é realmente possível? Quanto preciso investir para realizar esse sonho? Qual a documentação necessária para levar o meu negócio para Portugal?
Isso sem contar que muitas pessoas que não possuem ligação com Portugal, nem documental e nem social, acreditam que esse projeto é impossível. Mas, a verdade é outra!
Esse sonho não só é possível, como conta com empresas especializadas que ajudam empresários a torná-lo realidade. E, conhecendo os processos, como o país funciona, tudo fica ainda mais fácil.
Portugal como porta de entrada na Europa
Talvez você se pergunte: “Por que Portugal?” e a resposta é simples: o país é um caminho para o continente europeu, sendo uma porta de entrada para outras grandes possibilidades. E chegar em Portugal já, por si só, um marco incrível para uma empresa. Imagine na Europa toda?
Já faz alguns anos que o país sofreu uma grande crise econômica e, desde então, tudo mudou. Podemos dizer que essa crise se tornou um aprendizado e hoje, o cenário é um pouco diferente.
Há muito mais oportunidades de emprego, assim como há muito mais incentivo para empresários e abertura de empresas – sejam eles portugueses ou imigrantes, viu?
E quando eu falo em incentivo, digo em todos os sentidos: na burocracia, no âmbito financeiro, nos resultados que o país tem oferecido, nos segmentos, enfim, diversas vantagens.
Mas como levar seu negócio para Portugal?
Já falamos sobre isso várias vezes em nosso blog, inclusive através de um passo a passo que com certeza ajudará a seguir cada etapa até a chegada em Portugal.
Inclusive, para se aprofundar nesse guia, compartilho aqui o texto: Como abrir uma empresa em Portugal?
Aqui nós explicamos um pouco sobre Portugal, sobre os tipos de empresa que existem, as documentações necessárias para cada uma delas e, inclusive, o investimento que cada um gera.
Também é possível entender os vistos existentes para abertura de empresas no país lusitano e o que cada um oferece.
Mas antes desse processo, é preciso se planejar e refletir sobre o que você busca em Portugal e na Europa. Portanto, aqui vão alguns passos importantes para que esse projeto seja o mais assertivo possível.
1 – Seu produto tem fit com o mercado?
Essa pergunta é para gerar reflexão. Afinal, seja Portugal ou na Europa de forma geral, o produto ou serviço a ser comercializado precisará se encaixar no país.
Estamos falando de uma cultura completamente diferente, climas e, consequentemente, hábitos que sequer existem no Brasil e tantos outros aspectos que precisam ser vistos e pensados.
Então adequar o serviço ou produto é muito importante para que ele tenha sucesso fora daqui.
Para aprimorar ainda mais essa fase, que é tão importante para quem busca internacionalizar uma empresa a partir de Portugal, sugiro a leitura do conteúdo Empreender em Portugal: não basta ter produto ou serviço.
2 – Planejamento familiar
Levando em consideração que você já tem um projeto bem definido quanto ao tipo de produto ou serviço que será levado para Portugal, todos que vivem com você estão cientes e prontos para essa mudança?
Levar um negócio para Portugal em busca de expansão para a Europa exige alguns “sacrifícios”, como a mudança de país, nova adequação no estrangeiro, adaptação de uma nova rotina, hábitos, horário e costumes, e por aí vai…
E se você é casado(a), tem filhos, precisa estar ciente que a rotina deles também vai mudar – e eles precisam estar bem com isso também.
Claro, há um suporte gigantesco na Europa e em Portugal no que diz respeito a comunidade brasileira e oportunidades, mas poder contar com a certeza de que estão todos na mesma página é fundamental.
3 – Planejamento financeiro
Esse é primordial e tão importante quanto os demais, afinal, torna toda essa etapa decisiva. E precisa considerar os gastos com a mudança, com a empresa, com a parte burocrática, em manter o seu negócio funcionando por um período independente de lucros e vendas.
Como a Atlantic hub pode te ajudar a levar seu negócio para Portugal
Por isso, ter ajuda ou contar com uma empresa especializada no assunto pode fazer toda a diferença. Seja para entender o mercado português e possibilidades posteriores na Europa, viabilizando ou não sua chegada a Portugal.
Outra ajuda decisiva é no planejamento desse próximo passo. Contar com uma empresa que saiba o que precisa ser feito, economizando tempo, dinheiro e, principalmente, alinhando expectativas.
Se você quer saber mais sobre internacionalização de empresas e busca se preparar para levar seu negócio para Portugal, entre em contato com a Atlantic Hub. Estamos juntos nessa e prontos para tornar seu sonho real!
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Termômetro de maturidade para internacionalização, o que é isso?
Tempo de leitura: 5 minutos Quando uma empresa define que...
Ler mais arrow_right_altExplorando o potencial do mercado de produtos orgânicos em Portugal
Tempo de leitura: 4 minutos O mercado de produtos orgânicos...
Ler mais arrow_right_alt