Centros de inovação em Portugal para além de Lisboa e Porto
Existem centros de inovação em Portugal que estão bem além do que normalmente se fala quando o assunto é pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou mesmo pesquisa de campo. Temos a impressão de que tudo está dentro de Lisboa ou Porto.
Caso sua empresa seja de base tecnológica, é evidente que Lisboa e Porto são os clusters mais interessantes. Mesmo assim, você deveria conhecer a região de Leiria e Fundão.
Estas duas regiões possuem centros de inovação que desenvolvem, a mais de dez anos, interessantes projetos de incubação, aceleração e incentivos para empresas destes segmentos. Estes são apenas dois exemplos de que não se pode ficar olhando para apenas um local.
Mas por todas as regiões de Portugal, existem importantes centros de inovação que merecem uma visita ou mesmo sua interação com eles. Quero relacionar alguns deles e deixar a seu critério elencar quais você gostaria de conhecer em sua próxima visita a Portugal.
CIMO EM BRAGANÇA
Conhecido como centro de investigação da montanha. O CIMO é uma unidade de I&D em “Estudos Mediterrânicos” sediada no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), dedicada à investigação em montanhas Mediterrânicas, combinando ciências naturais, sociais e da engenharia na promoção do desenvolvimento sustentado baseado em recursos endógenos e na criação de cadeias de valor, transformando especificidades da montanha Mediterrânica em temas científicos, aumentando o impacto regional de I&I.
O Centro está organizado em dois grupos de investigação: “Sistemas Sócio-ecológicos”, abordando sistemas ecológicos geridos pelo Homem, a partir de interligação de componentes socioeconômicos e ecológicos, incluindo os Tópicos “Resiliência Sócio-ecológica” e “Agricultura Sustentável e Cadeias Agroalimentares Inovadoras”, e “Processos e Produtos Sustentáveis”, dedicado a processos e produtos inovadores, procurando funcionalidade, desempenho e sustentabilidade.
Pode-se incluir os tópicos “Engenharia de Processos e Produtos” e “Ingredientes Naturais e de Base Natural”. O CIMO assenta numa estrutura de governança na qual os investigadores estão ativamente envolvidos na tomada de decisão.
Nesta instituição, mais de 500 pesquisadores desenvolvem trabalhos de pesquisa e desenvolvimento nos mais diversos setores da economia. Com forte presença das empresas, caso seu interesse seja em desenvolvimento de produtos, regulamentações e testes, este é um dos centros de inovação de referência em Portugal.
INNOV PLANT PROTECT EM ELVAS
Sua empresa é ligada ao agronegócio? Você precisa conhecer o Innov Plant Protect em Elvas, bem perto da Espanha.
O Innov Plant Protect (InPP) é um Laboratório Colaborativo criado para desenvolver soluções inovadoras de base biológica para proteger as culturas de pragas e doenças e prestar serviços de diagnóstico e monitorização, contribuindo assim para a sustentabilidade dos sistemas agrícolas.
Tem como foco prioritário as culturas mediterrânicas, em particular a sua proteção contra pragas e doenças emergentes, associadas às alterações climáticas, cujos efeitos nocivos já são visíveis em muitos países, inclusive em Portugal.
O Innov Plant Protect desenvolve soluções inovadoras de base biológica e plantas resistentes a pragas e doenças, promovendo culturas agrícolas mais seguras, mais produtivas e mais sustentáveis.
UNIVERSIDADE DE ÉVORA
Maior centro de investigação e do Alentejo, destaca-se pela tradição sendo a segunda universidade mais antiga de Portugal. Situada em um dos cluster metais mecânicos, desenvolve importantes pesquisas e desenvolvimento de produtos e novas tecnologias nos mais diversos segmentos.
IPN, INSTITUTO PEDRO NUNES EM COIMBRA
Criado por iniciativa da Universidade de Coimbra em 1991, o Instituto Pedro Nunes (IPN) é uma instituição privada sem fins lucrativos, que visa promover a inovação e a transferência de tecnologia, estabelecendo a ligação entre o meio científico e tecnológico e o tecido produtivo.
Contribuindo para transformar o tecido empresarial e as organizações em geral promovendo uma cultura de inovação, qualidade, rigor e empreendedorismo, assente num sólido relacionamento universidade/empresa e atuando em três frentes que se reforçam e complementam:
– Investigação e desenvolvimento tecnológico, consultadoria e serviços especializados;
– Incubação e aceleração de ideias e empresas;
– Formação especializada e divulgação de ciência e tecnologia.
STARTUP LEIRIA
Nasce como uma associação sem fins lucrativos constituída em Julho de 2004 por iniciativa do Politécnico de Leiria, da Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI) e da Câmara Municipal de Leiria, hoje conta com 34 associados, maioritariamente empresas.
Tem como missão promover e apoiar empresas e empreendedores na criação de valor e crescimento, de forma ágil e sustentável.
CONHEÇA NOSSO PROGRAMA DE ACESSO AO MERCADO
Como você pode perceber, conhecemos Portugal bem além das linhas do turismo ou dos centros mais famosos. As suas regiões foram objeto de estudos e mergulhos de todo nosso time em missões, abertura de mercado ou ainda pesquisa de campo.
Portugal, com seus centros de inovação, é uma porta de entrada relevante para sua empresa, não menospreze isso.
Como começar seu processo de internacionalização? Dê o primeiro passo. O primeiro passo é estudar seu produto ou serviço em Portugal. Para isso, você precisa conhecer o nosso estudo de mercado Market Fit. O segundo passo é marcar um momento conosco e conversarmos sobre as melhores estratégias para você acessar o mercado.
Comece hoje mesmo estudando seu mercado conosco e começamos corretamente esta nova fase da sua empresa e da sua vida. Tenha certeza de que você está com quem conhece a Europa e construiu bases sólidas em Portugal. Nosso time terá o maior prazer em ajudá-lo neste processo.
Forte abraço e deixe seu comentário para nós.
Sobre o autor
Benício Filho – Formado em eletrônica, graduado em Teologia pela PUC SP, e Filosofia pela universidade Dom Bosco, Mestre pela Universidade Metodista de São Paulo na área de Educação, MBA pela FGV em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, pós-graduado em Psicanálise pelo Instituto Kadmon de Psicanálise. Atua no mercado de tecnologia desde 1998. Fundador do Grupo Ravel de Tecnologia, Sócio da Core Angels Atlantic (Fundo de Investimento Internacional para Startups), sócio fundador da Agência Black Beans, e sócio fundador da Atlantic Hub e do Conexão Europa Imóveis ambos em Portugal, atua como empresário, escritor e pesquisador das áreas de empreendedorismo, mentoring, liderança, inovação e internacionalização. Em dezembro de 2019, lançou o seu primeiro livro “Vidas Ressignificadas”, em dezembro de 2020 seu segundo “Do Caos ao Recomeço”, e em janeiro de 2022 o último publicado “ Metamorfose Empreendedora”.
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Termômetro de maturidade para internacionalização, o que é isso?
Tempo de leitura: 5 minutos Quando uma empresa define que...
Ler mais arrow_right_altExplorando o potencial do mercado de produtos orgânicos em Portugal
Tempo de leitura: 4 minutos O mercado de produtos orgânicos...
Ler mais arrow_right_alt