Incentivos para empreendedores em Portugal
O que vem à sua cabeça quando falamos sobre Portugal? Aposto que bacalhau, pastel de nata e vinho, acertei? Bom, a verdade é que já faz alguns anos que Portugal deixou de ser apenas um país europeu ótimo para turismo e se transformou em um país queridinho entre os empresários.
Isso porque incentivos para empreendedores em Portugal é o que não falta. Seja no quesito financeiro ou na questão de documentação necessária para esse público. Na verdade, se formos além, o incentivo está presente, inclusive, na burocratização – ou melhor, a falta dela – na hora de abrir uma empresa por lá.
Isso acontece porque Portugal entendeu que abrir espaço para empreendedores estrangeiros traria benefício para o país. Claro, uma vez que você estende a mão para uma empresa e ela alimenta a economia local, por que não, não é mesmo?
Se você acompanha o nosso blog, sabe das vantagens que existem para quem busca empreender ou internacionalizar uma empresa no país europeu. No entanto, se você é novo por aqui, reforço novamente. Mas antes, uma pergunta: está pronto para alimentar aquela vontade de viajar para o país hoje mesmo?
Portugal não só oferece incentivos para empreendedores como também se tornou um país, ou melhor, um grande hub de tecnologia, startups, mercado imobiliário e, claro, um atrativo e tanto para novos negócios e abertura de empresas.
Bacalhau, pastel de nata e negócios
Mas o cenário nem sempre foi assim. Esse ‘boom’ empresarial veio no fim de uma crise que mexeu com o país há alguns anos. Bom, talvez você deve se lembrar disso. Mas, o aprendizado veio forte e Portugal se tornou o que é hoje: um grande destino não só para turismo, mas também para negócios.
Inclusive, a Atlantic Hub surge em um momento em que Portugal se torna opção para grandes empresários estrangeiros – até falamos sobre isso neste conteúdo aqui, sugiro a leitura. Ao perceber a grande procura e a oportunidade para nós, brasileiros, surgiu a empresa com o objetivo de unir essas conexões entre Brasil x Portugal x Empreendedores.
Ali era só o começo. Não à toa, hoje Lisboa é sede de um dos maiores eventos tecnológicos do mundo, que é o Web Summit, e conta com presença de startups, grandes empresas e empresários, e como todo grande evento, o networking acontece da melhor forma possível.
Vamos aos incentivos? A começar pela documentação:
Vistos para empreendedores
Para quem já tem cidadania portuguesa, a situação é um pouco diferente e muito mais simples – por ser considerado um cidadão de Portugal, os direitos são os mesmos de um nativo, portanto, sem necessidade de visto para a abertura de uma empresa.
Visto D2
Mas, se esse não é o seu caso, tudo bem. Dentre os vistos disponibilizados encontra-se o V2, destinado para pessoas sem nacionalidade portuguesa, mas que possuem o objetivo de abrir uma empresa em Portugal.
Golden Visa
Esta é uma outra opção de visto, não para empreendedores, mas para pessoas que desejam investir no país estrangeiro. Uma forma de incentivo, ainda assim. Nesse caso, é necessário realizar a transferência de um valor igual ou superior a 1 milhão de euros.
Já falamos sobre abrir uma empresa em Portugal sendo brasileiro aqui no Blog, mas para conferir a lista completa de condições para esses dois vistos, basta acessar aqui.
Incentivos fiscais
Confira abaixo uma variedade de incentivos para empreendedores em Portugal relacionados a financiamentos disponibilizados pelo país europeu:
Capital de Risco
Essa é uma opção que utiliza recursos de capitais próprios por um período temporário. Ele funciona para expansão, modernização e inovação empresarial.
Business Angel
Neste caso há um investidor individual que investirá uma parte das suas finanças em projetos empreendedores. Costuma acontecer com startups de inovação com grande potencial de crescimento mais ágil.
Startup Europa
Uma opção que oferece informação, oportunidade e recursos para startups ou futuras startups.
Startup Voucher
Aqui o incentivo vai para projetos que ainda estão na fase inicial de construção da ideia e promovidos por pessoas entre 18 e 35 anos de idade. O incentivo tem um período de 12 meses de duração.
Para mais informações sobre esses incentivos, vale acessar o portal de serviços públicos de Portugal: www.eportugal.gov.pt .
Ainda sobre incentivos, vale dizer que o Market Fit, serviço disponibilizado pela Atlantic Hub e que consiste em um documento completo com análises e pesquisas sobre seu segmento na Europa, um dos pontos estudados e apresentados são justamente os incentivos disponibilizados e que cabem no projeto da sua empresa.
Para entrar em contato e descobrir o seu, basta acessar aqui.
Agora que você sabe que Portugal está pronto para te receber, e ainda facilitar sua ida e a realização do seu projeto de vida, está esperando o que para entrar em contato com a Atlantic Hub e planejar a internacionalização da sua empresa na Europa?
Compartilhe:
Quer levar sua empresa para Portugal?
Posts relacionados
Termômetro de maturidade para internacionalização, o que é isso?
Tempo de leitura: 5 minutos Quando uma empresa define que...
Ler mais arrow_right_altExplorando o potencial do mercado de produtos orgânicos em Portugal
Tempo de leitura: 4 minutos O mercado de produtos orgânicos...
Ler mais arrow_right_alt